Foi fundada oficialmente no dia 1º de dezembro de 1964, numa reunião que contou com a participação de seis profissionais piracicabanos, dois engenheiros e quatro arquitetos.

Foram eles: Engenheiro Civil Alexandre Szomolanyi, Engenheiro Eletricista Josemil Mendes de Campos e os Arquitetos Edward Guidi, Israel Nobre Gil, Reinold Clark Alvarez e Walter Naime.

Outros profissionais foram também convidados a participar desta primeira reunião, tendo justificado sua ausência o engenheiro civil Cyro Barbosa Ferraz e o arquiteto João Chaddad. Estes dois também são considerados fundadores da AEAP, tendo participado da segunda reunião, realizada um mês e oito dias depois, no dia 9 de janeiro de 1965, quando foi apresentado e aprovado o Estatuto da AEAP.

A primeira diretoria da AEAP foi eleita e empossada no dia 10 de setembro de 1965, tendo como presidente o engenheiro civil Fausto Fonseca Filho e como vice-presidente o arquiteto Israel Nobre Gil. A AEAP congrega atualmente mais de trezentos profissionais piracicabanos das mais diversas categorias da área tecnológica.

Até hoje a AEAP já foi presidida por vinte e três diretorias, eleitas por seus associados através de assembléias gerais, como determina seu estatuto. A atual diretoria está assim constituída: Presidente: Engenheiro Civil Luis Chorilli Neto, 1° Vice-Presidente Engenheiro Agrônomo: Alexandre Marques, 2° Vice-Presidente Engenheiro Civil: Rafael Ciriaco de Camargo, 1° Secretário Engenheira Civil: Tatiane Elaine Zani Bistafa, 2° Secretário Engenheiro Agrimensor: Nilton Henrique da Silva, 1° Tesoureiro Engenheiro Civil: Fabio Teruo Yuassa, 2° Tesoureiro Engenheiro Civil: Cassio Mateus Cardoso Freire, Diretor de Edição Arquiteto: Walter Naime, Diretor de Patrimônio Engenheiro de Seg. Trabalho: Rodrigo Marchini, Diretora de Eventos Arquiteta e Urbanista: Luciane Melotto, 1° Suplente: Engenheiro Mecânico Eduardo Buoso, e 2° Suplente: Engenheiro Eletricista Bernardo Juvenil Celso Junior.

Nos seus 58 anos de existência, a AEAP tem registrado a prestação de uma enorme gama de serviços em prol da coletividade de Piracicaba. Pela história da associação passaram muitas decisões e discussões, sempre voltadas para o bem de nossa cidade.

A AEAP teve homologado o seu registro no CONFEA – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia em 30 de setembro de 1983, o que lhe permitiu a ter o direito de representação junto ao CREA-SP. A nível local, a AEAP tem colaborado com entidades civis e órgãos públicos de Piracicaba, principalmente a Prefeitura e a Câmara Municipal, fornecendo subsídios técnicos e pareceres em questões de alta relevância. Possui também representação em diversos conselhos municipais em Piracicaba.

A AEAP é referência em fortalecimento de entidades de classe e valorização profissional no Estado de São Paulo, tendo o compromisso de realizar atividades e criar benefícios que valorizem a nossa classe tecnológica e que contribuam para o crescimento profissional. A AEAP está em constante transformação, buscando novos desafios para defender e valorizar os interesses de seus associados .