setembro 18 2021 0Comment

Área Tecnológica na Mídia – 08 a 10/09/2021

10/09/2021: Parque Augusta / Expointer / Investimento / Usina de captura direta de ar / Preços da construção civil / Renovabio / Aplicativos gratuitos

Segundo a Prefeitura de São Paulo o Parque Augusta, no Centro, vai ser inaugurado no mês de outubro. Em agosto do ano passado, o então prefeito Bruno Covas (PSDB) havia dito que o parque municipal seria entregue até o fim de 2020. A entrega também estava prevista no Plano de Metas para a gestão de 2020, mas não foi cumprida, relata o G1. “As obras estão praticamente finalizadas e o parque vai contar com uma série de equipamentos tanto recreativos como contemplativos”, afirmou Isabella Armentano, diretora de projetos e obra das Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

Reportagem do Canal Rural relata novidades apresentadas da Expointer. O texto revela que mais de 90% do volume de negócios fechados na feira, uma das maiores da América Latina, vem das vendas de máquinas e implementos agrícolas. Entre as novidades, uma escavadeira anfíbia de 40 toneladas que flutua. O equipamento tende a ser uma boa ferramenta para plantadores de arroz. A comercialização de máquinas e implementos agrícolas rendeu em 2019, última edição da Expointer, mais de R$ 2,5 bilhões. Nesta edição, 85 marcas estão expondo seus produtos e a perspectiva é de um resultado positivo de vendas, apesar da limitação de público em 15 mil pessoas por dia.

A Bayer está com inscrições abertas para o Bayer Coopera + Impulsão, destaca o site AG|Evolution. A iniciativa faz parte do programa de relacionamento da companhia com o sistema cooperativista e vai apoiar o desenvolvimento de projetos inovadores, de sustentabilidade e inovação, que possam gerar um impacto positivo para a agricultura e as comunidades ao redor. Até dia 30 de setembro, cooperativas poderão inscrever até quatro projetos inovadores, sendo até dois de sustentabilidade e dois de inovação, para que recebam apoio financeiro e técnico.

Foi inaugurada na quarta-feira (8) na Islândia, Orca, a maior planta industrial de captura direta de ar do planeta. A usina promete sugar toneladas de dióxido de carbono (CO2) da atmosfera, informa reportagem do site Olhar Digital. Usinas como essa têm sido promovidas por líderes mundiais e corporações em uma tentativa de mitigar seu legado de poluição por gases de efeito estufa. A usina Orca está estrategicamente localizada para testar a tecnologia emergente. A nova planta, construída pela empresa suíça Climeworks, é alimentada por energia renovável de uma usina geotérmica.

De acordo com dados do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os custos da construção civil aumentaram 0,99% em agosto, informa reportagem da CNN Brasil. Esse é o menor patamar na série mensal desde agosto de 2020. O indicador representa uma queda de quase 50% em relação ao aumento registrado em julho deste ano, quando o índice foi de 1,89%.

O RenovaBio, política nacional para estimular a produção e consumo de biocombustíveis, atingiu a marca de 21 milhões de créditos de descarbonização (CBIOs) validados na Plataforma CBIOs em 2021, informa o Broadcast. Somando-se ao estoque de CBIOs emitidos e não aposentados em 2020, são 25 milhões de CBIOs disponibilizados no mercado, garantindo a quantidade suficiente para cumprimento das metas estabelecidas para o ano de 2021, segundo comunicado da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A OneSoil, empresa suíço-bielorrussa de sensoriamento remoto de lavouras, quer reforçar sua presença no Brasil por meio de dois aplicativos gratuitos, destaca reportagem do site AG|Evolution. Os softwares medem o índice de vegetação (NDVI) gerado por satélite para a análise agrícola e informações sobre o estado das plantas. Os serviços facilitam o monitoramento remoto de lavouras, a criação de mapas de aplicação de sementes e fertilizantes em taxa variável e a visualização de dados de campo.

09/09/2021: Herbicida / Soja / Nova lei de antenas / Monotrilho até Guarulhos / Novo telescópio / Cursos no LinkedIn

Uma pesquisa liderada pela Universidade McGill, do Canadá, descobriu que o herbicida glifosato – comumente vendido sob o rótulo de Roundup – pode alterar a estrutura das comunidades naturais de bactérias e zooplâncton de água doce. De acordo com os pesquisadores, concentrações aquáticas de 0,1mg/L de glifosato já são o suficiente para causar perdas de zooplânctons. A reportagem relata que o plâncton forma a base da cadeia alimentar nos ecossistemas de água doce por isso a importância do estudo, destaca o site Olhar Digital. Jesse Shapiro, professor associado do Departamento de Microbiologia e Imunologia de McGill disse: “Nossa pesquisa mostra que a estrutura dessas comunidades pode ser prejudicada sob as diretrizes de qualidade da água atualmente aceitáveis”.

Segundo levantamento realizado pela Consultoria Datagro, a produção de soja na América do Sul na safra 2021/2022, em fase inicial de plantio, deve atingir 211,94 milhões de toneladas, informa o Canal Rural. A estimativa representa um aumento de 7% sobre os 197,70 milhões de toneladas da temporada 2020/2021. A colheita brasileira representa 68,3% do total (144,07 milhões de toneladas). O estudo acompanha os números esperados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) para o Brasil e está acima do previsto pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que calcula a próxima safra em 141,26 milhões de toneladas.

A lei que regulamenta a instalação de antenas de telefonia celular em São Paulo, capital, emperrou, informa o site Tele.Síntese. A Prefeitura Municipal e os vereadores não chegam a consenso a respeito de obrigações para ativação de antenas em áreas sem cobertura com as empresas. A questão está na exigência de vereadores para que haja priorização da instalação de antenas em áreas desprovidas de sinal, condição a qual as operadoras ameaçam levar para uma disputa judicial.

Na quarta-feira (8) foi assinado termo aditivo contratual para a implantação de um transporte ferroviário que ligará o Aeroporto de Cumbica com a estação Aeroporto-Guarulhos da CPTM, na região metropolitana de São Paulo. As obras terão duração de 2 anos com o início programado para janeiro, segundo o Ministério de Infraestrutura. A previsão é que o monotrilho deve transportar 2 mil pessoas por hora quando estiver pronto. O transporte da estação da CPTM até o aeroporto, deve durar 6 minutos, e não será cobrado, informa o G1.

A agência espacial norte-americana Nasa informou que o lançamento do telescópio James Webb, observatório de ciências espaciais mais complexo do mundo, tem sua data prevista para o dia 18 de dezembro, relata o site Tilt, do UOL. A nova agenda foi definida após o telescópio e o foguete que o enviará para o espaço terem sido aprovados nos testes finais. Com 13,2 metros de comprimento e 4,2 metros de largura, o novo “olho espacial” da agência dos EUA tem o tamanho de um caminhão e pesa 6,5 toneladas.

Reportagem do site Computerworld destaca os 12 principais cursos disponíveis na rede social LinkedIn para profissionais das mais diversas áreas. Estão listadas capacitações como “Vieses Inconsistentes na Tomada de Decisão”; “Pensamento Estratégico”; “Gestão Ágil”; e “Excel Essencial”. Os profissionais brasileiros ocupam a 4ª posição no ranking global de usuários da plataforma com cerca de 50 milhões cadastrados, atrás apenas de Estados Unidos, Índia e China.

08/09/2021: Energia solar /Fazendas verticais / Bacia de Santos / Hub de inovação / Produção própria de energia

A operadora Oi acaba de conectar duas usinas de energia solar na modalidade de Geração Distribuída nos estados do Mato Grosso e Goiás, informa o site Ti Inside. A empresa chega a sete unidades conectadas e segue seu plano estruturante de implementar 32 plantas de Geração Distribuída, o equivalente ao consumo anual de energia de mais de 86 mil domicílios, até o primeiro trimestre de 2022, com ganhos de R$ 68 milhões no próximo ano.

As chamadas fazendas verticais já empregam pelo menos 200 milhões de pessoas e respondem por cerca de 20% da produção mundial de alimentos. Também têm importante papel na segurança alimentar de países em desenvolvimento, destaca o Canal Rural. No Brasil, a Embrapa tem realizado pesquisas no cultivo de hortaliças em ambiente protegido desde a década de 90 do século passado. Mais recentemente, a equipe de pesquisa em ambiente protegido intensificou os estudos em sistemas de produção sem solo, testando práticas, espécies, variedades, composição de soluções nutritivas e formas de aplicação, além de diferentes substratos e meios de cultivo.

A Petrobras abriu teaser, ou seja, a etapa de divulgação de oportunidade, para a venda de sua participação nos campos de Uruguá e Tambaú, na concessão BS-500, localizada na Bacia de Santos, informa o Broadcast. Em ambos a fatia detida é de 100%. No ano passado, a produção foi de cerca de 5 mil barris por dia de óleo e 918 mil m3/dia de gás. Segundo o comunicado da Petrobras, os campos estão situados na porção norte da Bacia de Santos, entre 140 e 160 km da costa do Estado do Rio de Janeiro, em lâmina d’água que varia de 1.000 a 1.500 metros.

Considerado o maior hub de inovação agro da América Latina, o AgTech Garage está crescendo em ritmo acelerado, fomentando o ecossistema de inovação aberta do agronegócio no Brasil e nos países vizinhos. Já são mais de 4 mil profissionais, mais de 100 universidades e instituições de pesquisa, 30 agências internacionais, 60 investidores e 850 startups, nacionais e estrangeiras, conectados ao hub, além de uma rede de empresas parceiras. Segundo a AgTech Garage, a expectativa é de um crescimento orgânico de sete vezes nos próximos três anos, com a adesão de novos parceiros e da sua expansão física e digital, revela o site AG|Evolution.

Com a possibilidade de agravamento da crise hídrica, a autogeração de energia é uma medida de segurança e de garantia de preços menores, relata reportagem do Broadcast. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), cerca de 1.600 empresas no País produzem a sua própria energia. A autogeração e a diversificação da matriz energética têm sido, desde a crise de 2001, uma maneira da indústria se precaver para garantir seu suprimento.

Produção: CDI Comunicação Corporativa

Edição: Equipe de Comunicação Corporativa/GCE