setembro 20 2021 0Comment

Área Tecnológica na Mídia

20/09/2021:  Ranking de inovação / Computação em nuvem / Novo tecido / Estrada modelo / Leilão emergencial de energia / Em Marte

O Brasil melhorou cinco posições no Índice Global de Inovação (IGI), ficando agora em 57ª lugar entre 132 países na comparação com 2020, relata reportagem do Broadcast. Contudo, o desempenho continua 10 colocações abaixo da posição alcançada em 2011.

 

A Petrobras inaugurou o Centro de Competência em Computação em Nuvem (CCC), que vai direcionar e acelerar a estratégia de adoção de computação do tipo cloud da companhia, relata reportagem do site Ti Inside. A adoção gradativa de nuvem será realizada com a parceria das empresas Amazon e Microsoft. Boa parte do consumo da nuvem será destinado a ampliar a capacidade computacional de alta performance, em conjunto com os supercomputadores da Petrobras.

 

Pesquisadores do Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia) publicaram um trabalho na revista Nature que detalha a criação de um tecido capaz de transformar seu estado fluido para uma forma rígida sob comando. Segundo a professora de engenharia mecânica do Caltech, Chiara Daraio, a ideia é dar a exoesqueletos certa flexibilidade e ao mesmo tempo oferecer proteção no estado rígido, relata reportagem do site Tilt.

 

O Ministério da Infraestrutura quer aproveitar a nova licitação da  Rodovia Presidente Dutra (BR-116), que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, e criar uma estrada modelo para o País, destaca reportagem do Broacast. A rodovia será pioneira na implementação de algumas inovações, como o “free flow” (sistema de cobrança sem praça de pedágio), programa de fidelidade para quem mais usar a estrada e Wi-Fi em toda a sua extensão.

 

De acordo com edição extra do Diário Oficial da União (DOU), publicado na sexta-feira (17), o leilão emergencial de energia para o suprimento a partir de 2022, que tem como objetivo a contratação simplificada será realizado em outubro, informa o Broadcast. O edital está sendo estruturado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O governo aprovou a contratação simplificada de energia, iniciativa que atende uma recomendação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) e aprovado pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (Creg), órgão presidido pelo Ministério de Minas e Energia (MME) para tratar da crise hídrica.

 

A NASA acaba de inaugurar um novo site onde o visitante pode interagir e explorar a superfície de Marte a partir das imagens e dados obtidos pelo rover Perseverance e o seu companheiro de missão, o helicóptero Ingenuity, registra o Canal Tech, com o link de acesso. O objetivo da equipe é atualizar os dados a cada nova viagem dos exploradores marcianos, oferecendo ao público uma perspectiva de como é estar no Planeta Vermelho.

 

Produção: CDI Comunicação Corporativa

Edição: Equipe de Comunicação Corporativa/GCE