setembro 21 2021 0Comment

Colégio de Inspetores incentiva debate sobre cidades inteligentes

No último sábado (17/09), o Crea-SP realizou o primeiro Colégio Regional de Inspetores do ano. Em Piracicaba, o evento reuniu mais de 100 inspetores das Unidades de Gestão e Inspetoria (UGIs) da cidade e também de Araraquara e São Carlos. A ação incentivou o debate e a participação ativa dos presentes durante todo o encontro.

Com o tema “Cidades Humanas Eficientes Sustentáveis e Inteligentes”, os profissionais participaram de uma oficina ministrada pela geógrafa Grazielle Carvalho, CEO do Instituto Smart Citizen, startup que faz parte do pacto global pela Agenda 2030 de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) – do qual o Crea-SP também é signatário.

O objetivo foi capacitar os inspetores e incentivá-los a discutir, por meio de diversos indicadores, os principais desafios de seus municípios, bem como soluções que podem ser propostas. A ideia é fortalecer o papel da fiscalização e das atividades das Engenharias, Agronomia e Geociências na contribuição por cidades mais inteligentes.

“Para termos cidades mais sustentáveis, eficientes, humanas e inteligentes, precisamos contar com agentes de transformação. Por isso é extremamente importante que uma instituição como o Crea-SP esteja à frente dessa iniciativa, pois os inspetores são lideranças em suas regiões e podem conectar e propor ideias para os parlamentares, acelerando soluções”, comenta Grazielle Carvalho.

A proposta do Crea-SP é dar continuidade a esse trabalho nos próximos encontros do Colégio de Inspetores, que irão abranger as demais UGIs ainda neste ano. “A ideia é fazermos um diagnóstico de todo o estado de São Paulo, transformando o resultado dessas oficinas em um relatório que norteará ações do Conselho em parceria com parlamentares, associações e outras entidades”, explica Bruno Galvão, chefe de equipe de Transformação Digital no Crea-SP.

Carlos Barelli, engenheiro mecânico e inspetor da UGI Araraquara, aprovou a ação. “Nesse novo formato de evento, não ficamos restritos a receber informação. Podemos trazer mais as nossas demandas e encontrar soluções para os problemas”.

Em seu discurso no evento, o Eng. Vinicius Marchese, presidente do Crea-SP, reforçou que o Conselho é um alicerce que precisa conectar as pontas. “Precisamos cada vez mais trazer para perto do Conselho e das associações as startups, os estudantes, as boas ideias que estão distribuídas por aí. Temos estrutura para criar um ecossistema de inovação e os inspetores são fundamentais nesse processo, pois são eles que conhecem os profissionais de suas regiões”, comenta.

A cerimônia de abertura do Colégio de Inspetores aconteceu na sexta-feira (17/09), também em Piracicaba, e contou com a presença de diversas autoridades. No palco, Luciano Almeida, prefeito do município; Alex de Madureira, deputado estadual; Gilmar Rotta, presidente da Câmara; Maria Edith dos Santos, superintendente de Fiscalização do Crea-SP; Luis Chorilli Neto, presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba e conselheiro do Crea-SP; Gumercindo da Silva, superintendente de Colegiados do Crea-SP; Kleber Brunheira, agente fiscal; e Fábio Teruo Yuassa, inspetor e engenheiro civil, discursaram para o público.

A ocasião também serviu como encerramento da força-tarefa na região, que ocorreu entre 13 e 17 de setembro. Sobre a operação, Kleber Brunheira, agente fiscal, apresentou o balanço parcial de resultados: 7.786 ações de fiscalização – que englobaram as oito Câmaras Especializadas do Conselho – nas microrregiões de Araraquara, Capivari, São Carlos, Piracicaba, São Carlos e Elias Fausto.

Maria Edith dos Santos, superintendente de Fiscalização do Conselho, complementou o discurso reforçando o compromisso do Crea-SP em chegar a 200 mil fiscalizações até o final de 2021 no Estado. Ela também lembrou que em 2015 foram realizadas apenas 29 mil fiscalizações durante o ano todo. Hoje o Conselho alcançou um novo patamar. Até 17 de setembro de 2021, já foram realizadas 175 mil fiscalizações.