novembro 05 2021 0Comment

Crea-SP apura responsabilidade em acidente em parque de diversões

O Crea-SP iniciou processo de apuração da responsabilidade técnica em acidente em um parque de diversões em Itu, que causou a morte de um homem e feriu cinco pessoas no dia 28/10. Nesta primeira etapa da fiscalização, a Unidade do Conselho realiza o levantamento das informações dos profissionais envolvidos e busca informações de ofícios da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

Segundo o relato do boletim de ocorrência, a vítima retirou a grade que prende os bancos e ficou em pé no brinquedo “Superman”, que faz movimentos no ar com as pessoas sentadas. O operador decidiu parar o brinquedo, momento em que o homem caiu e foi prensado pela estrutura. A Polícia Civil investiga se houve falha no equipamento.

A fiscalização realizada é referente aos serviços de Engenharia Elétrica e Mecânica, sendo fundamental para certificar a segurança dos equipamentos. Com isso, o Crea-SP oficiará os profissionais que emitiram Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) para se manifestarem sobre as suas participações na montagem do parque e sobre a manutenção dos brinquedos. O Conselho aguarda, ainda, a elaboração do laudo pericial das autoridades policiais.

O Crea-SP destaca a obrigatoriedade de responsável técnico pelas instalações das empresas que exploram atividades de parques de diversões, conforme dispõe a Decisão Normativa nº 52/1994 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), que ressalta a importância dos laudos técnicos (e suas respectivas ARTs) emitidos por profissionais habilitados acerca da montagem, instalação e condições de operacionalidade para, assim, garantir a segurança e proteção da sociedade.

Foto Reprodução TV Tem

Produção: CDI Comunicação Corporativa

Edição: Equipe de Comunicação Corporativa/GCE