novembro 08 2021 0Comment

Área Tecnológica na Mídia

08/11/2021: Normas para uso do espaço / Aluguel de faixa do 5G / Curso de programação / Defensivos agrícolas / Gargalos do 5G

Com o crescente volume de nações ampliando seu poderio espacial com o envio de satélites militares à órbita, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs que sejam criadas normas globais para uso do espaço, a fim de se evitar possíveis atritos que levem a guerras, informa reportagem do site Olhar Digital. A ação, liderada por um grupo de diplomatas da ONU, representa o primeiro esforço para criar uma série de normas de conduta espacial em mais de 50 anos, quando foi criado o “Tratado do Espaço Sideral” em 1967.

 

A Winity II Telecom Ltda, uma das vencedoras do leilão do 5G, não vai operar da mesma forma que as operadoras de internet já conhecidas no país, informa reportagem do G1. A empresa pretende oferecer serviço de conectividade no modelo de atacado, em que outras companhias poderão “alugar” parte da rede, para então levá-la a consumidores finais. Vencedora do lote 1, na faixa de 700 MHz, a Winity é uma provedora de infraestrutura wireless (sem fio).

 

O Magazine Luiza anunciou um programa de tecnologia gratuito voltado para pessoas com 40 anos ou mais. Segundo a varejista, a iniciativa tem o objetivo de ajudar a inserir a população dessa faixa etária no mercado de trabalho, informa a CNN Brasil. O “Desenvolve 40+” vai oferecer 100 bolsas de formação em tecnologia (Python), sendo 50% destinadas a pessoas autodeclaradas pretas ou pardas. O curso terá duração de três meses com 200 horas de carga horária. O Desenvolve 40+ será dividido em 108 horas de aulas remotas ao vivo e 92 de conteúdo assíncrono online. As inscrições estão abertas até o dia 22 de novembro.

 

O Canal Rural publica reportagem com o objetivo de esclarecer as principais mudanças do novo decreto sobre o registro, a produção e a rotulagem de defensivos agrícolas editado pelo governo federal no início de outubro. Foram feitas atualizações de um decreto de 2002 que aponta alterações na rotulagem de riscos, aumento dos prazos de registros, isenção de registro para produtos biológicos on farm entre outros temas.

 

As operadoras de telecomunicações que venceram outorgas do leilão do 5G terão de correr para cumprir os compromissos de implementação das redes definidos pelo governo. Para isso, porém, o setor terá de superar alguns “gargalos”. Entre eles, segundo a Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações (Telcomp), a mão de obra qualificada. “Existem mais de 400 mil vagas abertas no ramo de telecomunicações, de tecnologia da informação, que não são preenchidas por falta de profissionais qualificados”, diz Luiz Henrique Barbosa, presidente da Telcomp. Por outro lado, o setor regulatório também precisa ser atualizado para melhorar as condições de instalação de antenas nos municípios, relata o Broadcast.

 

Produção: CDI Comunicação Corporativa

Edição: Equipe de Comunicação Corporativa/GCE