novembro 16 2021 0Comment

Área Tecnológica na Mídia

16/11/2021: Encontro ABDTIC / Safra da cana / Resíduos e bioenergia / Energia residencial / Frutas e hortaliças / Energia solar / Redução da emissão de metano

Acontece nos dias 17, 18 e 19 de novembro o encontro digital gratuito da ABDTIC, Associação Brasileira de Direito das Tecnologias de Informação e das Comunicações. O evento é organizado em parceria com a Teletime, e é o mais tradicional encontro de debate de temas jurídicos e regulatórios do setor. Este ano o evento ainda acontece no modelo virtual e é aberto a qualquer participante mediante credenciamento pelo site.

 

O final de safra da cana-de-açúcar é marcado por queda de produtividade, revela o G1. Se antes a preocupação era com a estiagem, agora, com a volta das chuvas, é com a incidência das pragas. Na comparação dessa safra com a passada, a queda na produção foi de 23% na área da Aplacana, que tem 320 produtores associados na região noroeste do estado. Segundo a União da Indústria da Cana de Açúcar, a previsão de safra no Brasil era em torno de 560 milhões de toneladas, mas não passou de 518 milhões.

 

Fapesp anuncia, no âmbito de seu Programa de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN), uma chamada de propostas para apoiar o desenvolvimento de estudos científicos em prol da valorização de resíduos urbanos e agroindustriais, sólidos e líquidos, com aplicação na bioenergia. A Fapesp reservou R$ 13 milhões para apoiar os projetos aprovados. No dia 26 de novembro, às 9h30, a Fapesp realizará um evento para apresentação da chamada e esclarecimento de dúvidas.

 

A Caixa deve lançar no mês que vem um programa destinado a implantação de energia solar nas residências brasileiras, informa o UOL. O Caixa Energia Renovável vai financiar a aquisição de placas solares com juros de 1,17% ao mês, disse o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.  O financiamento poderá ser contratado por celular, no aplicativo Caixa Tem, e terá carência de seis meses e cinco anos para o pagamento.

 

Curso online gratuito sobre tecnologia pós-colheita em frutas e hortaliças será lançado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no dia 18 de novembro, reporta o G1. As aulas, que somarão 70 horas, vão abordar temas como colheita, processamento e qualidade dos alimentos.

 

A energia solar nas residências vem apresentando forte crescimento no ano impulsionada pelo aumento da conta de luz, ressalta reportagem do Broadcast. A capacidade de geração de painéis instalados em telhados saltou de 4,7 gigawatts (GW) em janeiro para 7,3 GW no início de novembro, um aumento de 53%. Essa potência equivale a pouco mais da metade da capacidade de geração da usina de Itaipu (14 GW). No total, a capacidade de geração solar no Brasil atingiu 12 GW na semana passada, incluindo aí tanto os projetos residenciais quanto as usinas de grande porte. Isso significa pouco menos de 7% de toda a capacidade de geração de energia brasileira, de 180 GW.

 

Em uma área de 70 hectares no município de São Carlos, interior de SP, pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste mantém um experimento que pretende reduzir as emissões de gases poluentes à atmosfera gerados na criação de gado, informa reportagem do Globo Rural. A proposta é usar o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta reúne diferentes atividades em um mesmo espaço de terra, diversificando renda do produtor e contribuindo para o meio ambiente.

 

 

Produção: CDI Comunicação Corporativa

Edição: Equipe de Comunicação Corporativa/GCE