novembro 22 2021 0Comment

Campinas recebeu o Colégio Regional de Inspetores

Em 19 e 20 de novembro, o Crea-SP realizou o quinto encontro do Colégio Regional de Inspetores, um evento promovido anualmente, em todas as regiões do Estado, com o objetivo de discutir a fiscalização com os inspetores do Conselho. Porém, a edição deste ano tem uma proposta diferente e está atuando na capacitação dos profissionais em Cidades Inteligentes, um conceito que gera debates sobre como é possível melhorar os municípios por meio da tecnologia e do planejamento estratégico.

“O Crea-SP vem conquistando grandes avanços na fiscalização, mas queremos ir além. Por isso, trouxemos esse ‘a mais’ para o Colégio de Inspetores. Quanto mais a gente se aproxima da gestão das cidades, mais percebemos como a área tecnológica pode auxiliar nesta transformação”, explica o Eng. Vinicius Marchese, presidente do Crea-SP.

A capacitação foi conduzida pela Doutora em Ciências, Engenharia e Planejamento Urbanos, Eng. Iara Negreiros, consultora da SPIn – Soluções Públicas Inteligentes. Para muitos participantes foi o primeiro contato com o tema e, por isso, a iniciativa contou com etapas teóricas e práticas, para que todos pudessem fazer uma imersão no conceito e articular sugestões para os principais desafios de suas regiões.

“Quando falamos em Cidades Inteligentes, percebemos que não existe uma receita. Cada cidade tem seus problemas. Então, é importante aproveitarmos esta oportunidade para poder contribuir com o bem-estar de todos”, explica o inspetor Eng. Valdemir Ravagnani, que também destacou a importância da realização de ações simples e até mesmo individuais como passos para uma cidade melhor, algo que a Eng. Iara Negreiros também reforça em seu discurso. “A cidade inteligente não precisa ser altamente tecnológica. Qualquer mudança que gere mais qualidade de vida já é relevante para seus cidadãos”, explica.

O Colégio Regional de Inspetores em Campinas foi o primeiro da inspetora Laís Zarpelon, que se formou recentemente em Engenharia Civil. “Foi muito interessante conhecer pessoas diferentes, com outras ideias. Fiquei impressionada com a palestra e a tecnologia usada”, comenta Laís. Durante todo o evento, os inspetores estavam conectados a uma plataforma para interagir com os conceitos apresentados.

Laís também reforçou como é fundamental que profissionais mais jovens se aproximarem do Conselho. “Meu recado para eles é que participem. Existem iniciativas como o Crea-SP Jovem, o Programa Mulher, palestras e atividades, como a própria Inspetoria, que podem enriquecer nossa experiência como profissional”.

Na cerimônia de abertura do evento, o Crea-SP recebeu autoridades do poder público da região, como a arquiteta Carolina Baracat, secretária de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura de Campinas, que pontuou a importância das profissões se complementarem nas discussões sobre os desafios dos municípios. “Eu entendo que é um trabalho em conjunto, os conhecimentos se somam para podermos planejar cidades mais inteligentes”.

O evento também contou com a apresentação de um balanço sobre as operações de força-tarefa nas duas regiões abrangidas: Campinas e Capital. O agente fiscal Roldão Pereira da Silva Júnior apresentou os resultados parciais, que indicam mais de 18 mil ações de fiscalização realizadas em 60 municípios no período.

 

Produzido pela CDI Comunicação