novembro 30 2021 0Comment

Retomada acadêmica pós-pandemia

Realizada na quarta-feira (24), na Sede Angélica, a reunião do mês de novembro do Colégio de Instituições de Ensino Superior (CIES) do Crea-SP debateu o processo de retomada acadêmica no cenário pós-pandêmico, a fim de encontrar caminhos para voltar ao ritmo normal.

O CIES congrega as instituições de ensino superior do Estado que respondem pela formação de profissionais da área tecnológica, com o propósito de discutir e propor soluções para assuntos de formação, fiscalização e atribuição de competências.

O processo de retomada foi abordado pelo diretor de Educação do Conselho, Eng. Salmen Saleme Gidrão, durante a palestra “Covid 19. E agora, José?”, fazendo uma alusão ao poema de Carlos Drummond de Andrade. “A primeira situação importante é a sensibilização de todos os professores e membros do CIES no aspecto de retomada das atividades acadêmicas, descobrindo o que pode e deve ser feito”, explicou.

Já o diretor de Valorização Profissional, Geol. Sebastião Gomes de Carvalho, divulgou o projeto de capacitação profissional Hackatruck Makerspace, ministrado pela IBM, que tem o objetivo de incentivar e reforçar a capacidade de alunos em tecnologia, reduzindo a carência de profissionais qualificados em tecnologia móvel. “O evento será remoto e gratuito e trará moderníssimas discussões, tecnologias e acessos a laboratórios, em função de um convênio da UNESP”, informou. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.

Cidades Inteligentes

O chefe da Equipe de Transformação Digital, Eng. Comp. Bruno Ranieri, trouxe aos membros do CIES o conceito de Cidades Inteligentes, tema que vem sendo articulado durante os encontros do Colégio Regional de Inspetores.

“A gente está falando bastante no nosso Colégio de Inspetores do tema cidades inteligentes, então por que não fazer um projeto junto com as instituições de ensino e os estudantes? Eu tenho certeza que essa parceria vai trazer grandes projetos”, concluiu o Eng. Ranieri.

O tema é um dos desafios propostos pelo Crea LAB (plataforma criada para alavancar a inovação e a transformação digital dentro do Conselho paulista), que tem o conceito de buscar soluções baseadas em supervisão remota, sensorização, IoT e IA, robôs, controle de energia, entre outros. Conheça o Crea LAB.

 

Produzido pela Gerência de Comunicação Estratégica do Crea-SP

Colaboração: Estagiários Vinicius Sarcetta e Lana Horrara