dezembro 01 2021 0Comment

Governança administrativa

Dando sequência ao processo de transformação digital do Conselho, a sessão plenária de novembro, realizada no dia 25 na Sede Angélica, marcou o anúncio da grande virada programada para ocorrer no Crea-SP: a elaboração e a tramitação 100% digitais de todos os seus processos, o que inclui os documentos do plenário e, portanto, terá reflexos muito positivos na atividade dos conselheiros.

Já na entrada do auditório, os conselheiros foram orientados a fazer seu cadastro no sistema de governança administrativa, dando sequência ao trabalho que já vinha sendo feito anteriormente nas reuniões de Câmaras Especializadas.

De acordo com o chefe de Equipe de Transformação Digital, Eng. Comp. Bruno Ranieri, a principal fase dessa transição ocorrerá na primeira quinzena de dezembro. “É uma mudança cultural e um passo muito grande na evolução da transformação digital do Conselho”, destacou.

“É uma evolução que foi preparada com muito cuidado, para que possamos entrar 2022 com essa transição já na sua totalidade”, disse o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli, ressaltando que “a participação dos conselheiros nesse processo foi fundamental”.

Cidades Inteligentes

O conselheiro Eng. Eletric. Paulo Takeyama (Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de Salto) destacou os debates acerca das Cidades Inteligentes ocorridos durante a etapa Campinas do Colégio Regional de Inspetores e a reunião mensal da Comissão Permanente de Meio Ambiente – CMA do Crea-SP, realizada na cidade de Salto.

“Na dinâmica proposta em Campinas, recebemos antecipadamente informações detalhadas sobre os municípios, o que facilitou a sugestão de propostas pelos participantes”, enfatizou. Já na reunião da CMA, além das Cidades Inteligentes, também foi destacada a proteção dos recursos hídricos, com o objetivo de “divulgar o Crea-SP a um público que não faz parte diretamente do nosso sistema profissional”, o que incluiu representantes da associação comercial, OAB e prefeitura municipal.

Já o conselheiro Eng. Civ. Carlos Alberto Mendes de Carvalho (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba) mencionou a participação das delegações do Crea-SP e do Ibape-SP no XXI COBREAP (Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias), realizado entre os dias 9 e 12 de novembro, na cidade de Goiânia-GO, e agradeceu ao presidente Vinicius pela disponibilização das vagas para participação da Câmara Especializada de Engenharia Civil no evento. Saiba mais em www.cobreap.com.br/2021.

O Tecgo. Pedro Alves de Souza Junior (Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo) comemorou a aprovação da minuta de texto do projeto de lei do Senado propondo a regulamentação do exercício da profissão. “Foi uma semana de conquistas para os profissionais tecnólogos e também para a Engenharia”, disse. Além da atualização da resolução que rege a atividade dos tecnólogos, a medida inclui ainda a obtenção de uma cadeira no plenário do Confea para a categoria. Saiba mais aqui.

“Apoiamos todas as frentes que colaboram para a evolução do nosso sistema profissional”, finalizou o presidente do Crea-SP.

 

Produzido pela Gerência de Comunicação Estratégica do Crea-SP

Reportagem: Jornalista Perácio de Melo – ECC/GCE

Colaboração: Estagiários Carolina Zacanini e Vinicius Sarcetta