dezembro 06 2021 0Comment

Área Tecnológica na Mídia

06/12/2021: Saneamento / Veículo lunar / Modal ferroviário / Segurança cibernética / Aviação agrícola / Irrigador solar da Embrapa

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara aprovou proposta que permite transferência voluntária de recursos para ações de saneamento básico e de resíduos sólidos mesmo quando o Estado, Distrito Federal ou município não estiver em dia com suas obrigações, informa o Broadcast. O texto aprovado altera a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que prevê que a entrega voluntária de recursos correntes ou de capital a outro ente da Federação só ocorra mediante a comprovação de regularidade quanto ao pagamento de tributos, empréstimos e financiamentos ao ente transferidor.

 

A montadora japonesa Nissan está apresentando um protótipo de veículo espacial lunar em conjunto com a Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA), a agência espacial do Japão. No projeto, em andamento desde janeiro de 2020, a montadora está aplicando seu know-how de controle de motor existente na produção de veículos elétricos de mercado, destaca reportagem do site Olhar Digital. A empresa também aplica ao veículo espacial sua tecnologia de controle de todas as rodas, chamada e-4orce. Segundo a empresa, um rover lunar deve ser capaz de rodar sobre a superfície rochosa – e muito irregular – da Lua, além de ser eficiente, tendo em vista que as fontes de energia para a operação de veículos no espaço são bem limitadas.

 

Uma projeção feita no Plano Nacional de Logística (PNL) 2035 aponta que o modal ferroviário deve atingir, pelo menos, 30% de participação da matriz de transporte brasileira, podendo chegar a 47,2%, destaca reportagem do Broadcast. O documento foi oficialmente lançado na sexta-feira (3) pelo Ministério da Infraestrutura, que estima uma tendência de crescimento da malha ferroviária acima de 61% em extensão. O desenvolvimento do modal ferroviário é um dos destaques do PNL. Hoje, as rodovias respondem por mais de 60% da matriz de transporte nacional, em comparação com cerca de 20% de participação das ferrovias.

 

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi escolhida pela Anatel para realização de estudos sobre segurança cibernética nas redes de telecomunicações, em especial de 5G, informa reportagem do site Teletime. O contrato foi assinado durante a última semana e o valor para execução é de R$ 3,183 milhões. Estão previstos oito pacotes de trabalho sobre os “principais aspectos, desafios e tecnologias relativos à segurança de redes 5G, também abordando questões atinentes às redes legadas de telecomunicações”. Os produtos serão desenvolvidos em 20 meses.

 

Reportagem do G1, sucursal de Sorocaba e Jundiaí, destaca que a aviação agrícola está acelerada com o crescimento do agronegócio. O setor completa 100 anos de atividades no mundo em 2021. A primeira aeronave saiu do solo com objetivo de combater pragas em 1921, nos Estados Unidos. Atualmente os aviões ganharam tecnologia e passaram a ser fundamentais para o controle e desenvolvimento da agricultura. No Brasil, a Embraer produz o avião Ipanema na divisão agrícola da empresa, que fica em Botucatu (SP). Esse modelo teve crescimento de vendas de 100% até setembro deste ano em relação a todo o ano passado. Até agora, 50 aviões foram comercializados.

 

A Embrapa Instrumentação, após desenvolver o irrigador solar há seis anos, continua implementando melhorias no aparelho destinado à irrigação por gotejamento, destaca reportagem do Canal Rural. As melhorias pretendem proporcionar maior durabilidade aos acessórios do equipamento. A tecnologia de baixo custo, desenvolvida na estatal, é destinada a pequenos produtores rural e jardinagem. São três versões da tecnologia, uma “faça você mesmo”, a comercial e o exemplar acadêmico, destinado à demonstração ao público estudantil.

 

Produção: CDI Comunicação Corporativa

Edição: Equipe de Comunicação Corporativa/GCE