dezembro 13 2021 0Comment

Área Tecnológica na Mídia

13/12/2021: Leilão 5G / Poço de petróleo / Falha de software / Cidade flutuante autossustentável / Safra recorde / História

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse na sexta-feira (10) que o leilão do 5G foi um dos processos licitatórios mais importantes do governo federal e o “maior certame de radiofrequências da América Latina”, destaca reportagem da Agência Brasil. A declaração aconteceu em encontro promovido pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint). No leilão foram arrecadados R$ 47,2 bilhões. Segundo o ministério, do valor total, R$ 42 bilhões serão revertidos em investimentos para ampliar a conectividade em todo o país.

 

A Petrobras informou que concluiu a perfuração do poço exploratório de petróleo mais profundo do Brasil, informa a Agência Brasil. Chamado de Monai, ele tem 7.700 metros de profundidade. A estrutura será usada pela estatal para obter informações sobre características das rochas, geologia, pressões existentes e presença de reservatórios com petróleo ou gás. O projeto bateu outro recorde: o de maior camada de sal já perfurada no país, com aproximadamente 4.850 metros.

 

Funcionários de segurança cibernética em grandes empresas de tecnologia estão lutando para consertar uma falha séria, que os especialistas alertam que pode desencadear uma nova rodada de ataques cibernéticos, em um software amplamente usado. O bug, escondido em um software de servidor chamado Log4j, levou a investigações sobre a profundidade do problema na Amazon.com, Twitter e Cisco Systems, noticiou o Broadcast.

 

Reportagem da CNN relata que a cidade sul-coreana de Busan deu sinal verde para o planejamento de um ambicioso assentamento oceânico, com as obras do primeiro bairro programadas para começar no próximo ano. Composta por uma série de plataformas interconectadas, a proposta da “cidade flutuante” poderá eventualmente acomodar 10 mil pessoas, de acordo com os projetistas. A ideia pode ser uma solução para a os riscos da elevação do nível do mar.

 

Projeção da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) aponta que Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio deve crescer 9,37% este ano e até 5% em 2022, destaca o G1. A menor alta do setor no próximo ano deve ser influenciada pela expectativa de um desempenho ainda fraco da economia em 2022. A entidade projeta também safras recordes, mas alta nos custos de produção, principalmente com fertilizantes e agrotóxicos é um ponto observado. O indicador da CNA, calculado em parceria com o Centro de Estudos Avançados em economia Aplicada (Cepea), leva em conta tudo o que é movimentado dentro e fora da porteira: insumos, agroindústria e serviços, diferente do PIB do IBGE, que considera somente o que é produzido dentro das fazendas.

 

O primeiro avião inteiramente projetado em solo brasileiro foi construído por Dimitri Sensaud de Lavaud, inventor francês radicado no Brasil, relata reportagem da CNN Brasil. O aeroplano, batizado como “S. Paulo”, voou em Osasco há mais de um século, no dia 7 de janeiro de 1910. O voo aconteceu onde hoje fica localizada a avenida dos Autonomistas. Na edição do dia 8 de janeiro de 1910, o jornal “O Estado de São Paulo” descreveu a façanha do inventor, dizendo que ele conseguiu “realizar um voo, na extensão de 103 metros em 6 segundos e 18 milésimos, numa altura que variou entre dois e quatro metros.” A aeronave, que tinha um motor de 45 hp produzido na capital paulista, foi feita em uma estrutura de 10,2 metros de comprimento por 10 metros de envergadura usando madeira de pinho e peroba, coberta por cretone (um tipo de tecido) envernizado.

 

Produção: CDI Comunicação Corporativa

Edição: Equipe de Comunicação Corporativa/GCE