dezembro 17 2021 0Comment

CIES concluiu trabalhos de 2021

O lançamento da segunda edição da Revista Crea São Paulo na quarta-feira (15 de dezembro) marcou a última reunião do Colégio de Instituições de Ensino Superior (CIES), grupo que discute e propõe soluções para assuntos de formação, fiscalização e atribuição de competências na área tecnológica.

Em versão totalmente digital, a nova edição da publicação aborda temas como a qualificação e valorização profissional, as ações de fiscalização do Crea-SP e a transformação digital dentro do Conselho paulista, além de trazer um suplemento tecnocientífico com artigos produzidos por profissionais do Sistema Confea/Crea.

“Na edição anterior, tivemos a participação nos artigos de 100% dos profissionais da casa. Agora, nesta nova revista, 60% do material veio de escolas, com a participação de alunos e professores”, comemorou o diretor de Educação do Conselho, Eng. Salmen Saleme Gidrão.

O engenheiro também enfatizou que o produto é uma vitória para o Conselho, pois as instituições de ensino começam a ver o Crea-SP com um olhar mais maduro e representativo. “Uma engenharia forte nasce nas escolas”, pontuou. Confira aqui a segunda edição.

Para saber como publicar artigos nas próximas edições, acesse aqui.

Planejamento

Conduzida pelo coordenador do CIES, Eng. Agr. Glauco Eduardo Pereira Cortez, a reunião também contou com a presença do vice-presidente do Crea-SP, Eng. Civ. e Eng. Mec. Clóvis Sávio Simões de Paula, além dos diretores de Relações Institucionais, Eng. Civ. e Eng. Prod. Civ. Mamede Abou Dehn Júnior, e de Valorização Profissional e seu adjunto, respectivamente, Geol. Sebastião Gomes de Carvalho e Eng. Seg. Trab. e Eng. Ind. Eletr. Ricardo de Deus Carvalhal.

Na ocasião, o coordenador Glauco destacou a importância dos debates entre os membros do Colégio. “Reunir as contribuições e pontos de vistas, sejam favoráveis ou contrários, é muito importante neste momento”, disse.

Já o vice-presidente do Crea-SP ressaltou que vai continuar buscando o diálogo com o Confea para que novos projetos da área de educação possam ser colocados em prática.

Os membros do CIES também estruturaram suas propostas pelo Método 5W2H (checklist para compor um plano de ação administrativo de atividades), debatendo assuntos como concursos com premiações para motivar professores e estudantes a participar das ações do Crea-SP.

“Quero dizer que fico muito envaidecido por ter amizades de destaque, como vocês, que são engenheiros e professores ao mesmo tempo. Meu maior respeito pela profissão de vocês”, concluiu o Engenheiro Salmen.

Durante o ano, os membros do CIES discutiram diversos assuntos para aproximar alunos e docentes do seu Sistema profissional. Saiba mais nos links abaixo:

Mercantilização do ensino superior;

Aproximação com instituições de ensino;

Retomada acadêmica pós-pandemia.

 

Produzido pela Superintendência de Comunicação do Crea-SP

Colaboração: Estagiários Vinicius Sarcetta e Carolina Zacanini