janeiro 24 2022 0Comment

Área Tecnológica na Mídia

24/01/2022: Distribuição de combustíveis / Empregos com o 5G / Mobilidade urbana / Capacidade de geração solar / Reajuste no frete rodoviário

O Ministério da Economia quer acelerar a publicação de uma medida provisória para tentar ampliar a concorrência no setor de logística e distribuição de combustíveis, informa reportagem do Broadcast. O objetivo seria “horizontalizar” o mercado de combustíveis, na intenção de reduzir preços e permitir que concorrentes da Petrobras tenham acesso à infraestrutura da Transpetro. A construção do texto corre em paralelo à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do governo que propõe zerar tributos sobre combustíveis – o que poderia reduzir a arrecadação federal em cerca de R$ 50 bilhões.

 

Reportagem do site Olhar Digital relata que com a entrada do 5G no Brasil, empregos poderão ser gerados por conta das novas habilidades exigidas. Isso já começou a acontecer com a instalação das redes da quinta geração de telefonia. De acordo com estimativas da Conexis, que reúne empresas de telecom, e da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a expectativa é que cerca de 50 mil novos empregos formais sejam abertos somente nas empresas de telefonia, o que representa um aumento de 10%. Há também os investimentos de companhias que utilizarão o 5G em outras aplicações com uma estimativa de aumento no número de vagas que supere 670 mil até 2025.

 

O Cubo Itaú, hub de inovação e empreendedorismo idealizado, lançou um hub para fomentar as mobtechs, como são chamadas as startups que desenvolvem soluções para a mobilidade urbana. Batizado de Cubo Smart Mobility, o objetivo é estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas que possam ser incorporadas às cidades do Brasil e da América Latina, beneficiando a população, melhorando o transporte e o trânsito em geral, noticiou a Startups.

 

O Broadcast traz a notícia que a capacidade instalada de geração solar distribuída cresceu 1 gigawatt (GW) em apenas 42 dias. O presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Guilherme Chrispim, disse que o aumento é como “uma verdadeira corrida do ouro”. Com o avanço, a geração própria alcançou a marca de 9 GW de sistemas instalados na sexta-feira (21), o suficiente para fornecer energia elétrica para 13,5 milhões de pessoas.

 

Uma nota com a tabela com preços mínimos de frete rodoviário foi publicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT). Os efeitos dos reajustes nos fretes, porém, variam conforme o tipo de carga, número de eixos, distância do deslocamento e tipo de operação. Conforme o Canal Rural, a atualização dos valores foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira (21) e foi deliberada em reunião da diretoria da agência estatal.

 

Produção: CDI Comunicação Corporativa

Edição: Equipe de Comunicação Corporativa/GCE