janeiro 24 2022 0Comment

Ribeirão Preto sedia Colégio Regional de Inspetores do Crea-SP

A oitava etapa do Colégio Regional de Inspetores do Crea-SP, realizada em Ribeirão Preto, capacitou mais de 200 profissionais da área tecnológica no conceito de ‘cidades inteligentes’. O evento, realizado nos dias 21 e 22 de janeiro, tratou o assunto por meio de treinamentos teóricos e práticos que, ao fim, levantaram diagnósticos sobre os principais desafios de cada município da região. Ainda no encontro, foi apresentado o balanço da força-tarefa de fiscalização de 2021, que alcançou mais de 291 mil ações em todo estado de São Paulo.

De acordo com o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, o treinamento promovido pelo Conselho tem como foco estimular os profissionais a criarem projetos que visem melhorias efetivas nos municípios, bem como reforçar o debate entre os participantes, para que todos estejam capacitados a planejar o futuro a partir deste conceito inovador.

“Todos os problemas da cidade estão ligados à engenharia. E por isso que chegou a hora de nós, profissionais, exercermos nossa competência de debater e propor soluções técnicas. Nesse contexto, vamos auxiliá-los a pensar em cidades mais inteligentes. E, a partir destas iniciativas, fazer com que a população seja beneficiada com bons projetos feitos por bons profissionais”, destacou Marchese, durante a noite de abertura do evento.

Na solenidade, estiveram presentes autoridades municipais de Ribeirão Preto, como o Presidente da Câmara, Ver. Alessandro Maraca, e o Secretário de Infraestrutura do Município, Eng. Carlos Eduardo Nascimento Alencastre, que representou o prefeito da cidade, Eng. Duarte Nogueira.

Meta de 400 mil ações para 2022

Inspetores da região também tiveram a oportunidade de conferir o balanço geral de fiscalização do Crea-SP na região de Ribeirão Preto, que é contemplada por 58 municípios. Conforme os números, foram realizadas 21.422 ações fiscalizatórias. Sendo 639 na área de Engenharia Química, 214 em Geologia e Engenharia de Minas, 178 em Engenharia de Agrimensura e 103 na Engenharia de Segurança do Trabalho.

Além disso, dados gerais de todo o Estado também foram apresentados aos profissionais e convidados do evento. Até o final de 2021, foram feitas 291.534 ações de fiscalização, número que ultrapassa a meta de 200 mil estabelecida no início do mesmo ano pelo presidente, Eng. Vinicius Marchese.

“Esse resultado destacou o período como sendo o que mais realizou operações de fiscalização na história do Conselho. E isso só foi possível graças ao uso das tecnologias para apoio às atividades, sem contar na adoção deste modelo em todo o Estado. E com estes resultados, decidimos ousar e colocar como meta termos 400 mil ações até dezembro deste ano”, frisou o presidente.

‘Cidades Inteligentes’

Conduzido pela doutora em Engenharia e Planejamentos Urbanos, Eng. Iara Negreiros, o Colégio de Inspetores apresentou metodologias inovadoras a partir de oficinas interativas com referências internacionais do conceito de cidades inteligentes, como Medellín, na Colômbia, que em poucos anos mudou a imagem de cidade mais perigosa para a mais inovadora do mundo.

Com isso, por meio das análises específicas de big dates dos municípios com enfoque nos pilares da gestão pública (iluminação, saneamento básico, mobilidade e conectividade), os participantes puderam mensurar quais iniciativas seriam mais relevantes aos cidadãos da região. O Gerente Regional da 3ª Região, Eng. Araken Mutran, avalia como positivo o encontro entre os profissionais. “Os inspetores são os multiplicadores de suas regiões. Isso porque, a partir dessa formação de cidades inteligentes, é possível estimular os profissionais a se informarem mais sobre o assunto para promover iniciativas que vão beneficiar não só outros profissionais, mas também todos os moradores da região”, finalizou.

Produzido pela CDI Comunicação
Edição: Equipe de Comunicação Corporativa/GCE