janeiro 27 2022 0Comment

3º Encontro de Engenharia Ambiental

Para traçar um panorama sobre o desenvolvimento social e governança, bem como meios de promover projetos de cidades inteligentes, o “3º Encontro Paulista de Engenharia Ambiental” acontecerá no dia 31 de janeiro (segunda-feira), das 18h30 às 21h30. O evento será 100% online, com transmissão feita pelo canal do YouTube do Crea-SP. Os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente até o dia do encontro no link.

Com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre dois conceitos fundamentais para a área, a programação reúne especialistas para discorrer sobre as práticas de ESG, sigla em inglês que se refere a meio ambiente, desenvolvimento social e governança, que mensuram o impacto e a influência destes aspectos na operação de empresas. Bem como cidades inteligentes, projetos que priorizam a qualidade de vida dos cidadãos ao dispor de tecnologias para otimizar estruturas e integrar dados, com o intuito de solucionar desafios urbanos. A abertura do encontro será apresentada pelo presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, e pela Eng. Amb. Letícia Oliveira.

O primeiro painel aborda o tema “Oportunidades para o engenheiro no universo ESG”, com a presença da coordenadora da Lindoya Verão, Amanda Aguiar; o gerente de sustentabilidade e estratégia ESG do Itaú Unibanco, Fabio Luiz Guido; Marcelo Souza, CEO da Industria Fox; e o diretor de TI da Mercedes-Benz do Brasil, Mauricio Mazza. O bate papo será conduzido pela Eng. Técn. Amb. Lissandra Palheta.

Já a segunda mesa redonda, mediada pela consultora de cidades inteligentes, Eng. Agr. Waleska Del Pietro, tem como foco a “Engenharia na solução para cidades mais inteligentes”. O painel conta com a presença do fundador da Poiato Recicla, Marcos Robles Poiato; o diretor de Serviços e Segurança de Voos da ALTAVE, Ismael Neto; e o gerente de Tecnologia da Informação da Allonda, Ferdinando Guerra.

O presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, enfatizou a importância do debate, que é realizado no dia do Engenheiro Ambiental. “Além de celebrarmos a data que comemora a atuação destes profissionais, o encontro pretende fomentar a atuação dos participantes em assuntos extremamente importantes para a sociedade, como a proposição de soluções de cidades mais inteligentes e também práticas sustentáveis, relacionadas ao universo ESG. Pois, por meio desta troca de ideias, é possível criar projetos que impactem positivamente a vida das pessoas”, disse.

Profissão mais promissora

Considerada uma das profissões mais promissoras até o ano de 2023, conforme a pesquisa “Mapa do Trabalho Industrial 2019-2023″ promovida pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), a Engenharia Ambiental se destaca entre outras profissões por apresentar soluções benéficas a empresas e poder público. Isso por conta da implantação de soluções sustentáveis, a fim de adequar projetos para o futuro dos negócios.

“A responsabilidade de cuidar do meio ambiente se tornou uma pauta obrigatória às instituições, bem como à população. É por este motivo, por exemplo, que o Crea-SP é signatário da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) e este evento é mais uma iniciativa que busca contemplar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Precisamos promover e acompanhar a agenda ambiental. Este é um compromisso para que boas ideias cheguem de forma ampla e assertiva a todos”, destacou Marchese.

Serviço
Tema:  3º Encontro Paulistano de Engenharia Ambiental
Data: 31/01 (segunda-feira)
Hora: Das 18h30 às 21h30
Local: Transmissão online, no canal do YouTube do Crea-SP
Investimento: Gratuito
Ingressos: https://www.sympla.com.br/3-encontro-paulista-de-engenharia-ambiental__1463967.

 

Produzido pela CDI Comunicação
Edição: Equipe de Comunicação Corporativa/GCE