dezembro 23 2021 0Comment

Retrospectiva 2021

APRIMORAMENTO PROFISSIONAL

Concentrando suas ações no programa Crea-SP Capacita, o Conselho abriu variadas frentes de aprimoramento para contribuir com a atualização e a formação dos profissionais da área tecnológica.

Oferecidos gratuitamente ou por valores bastante acessíveis, cursos, palestras e workshops são ministrados em parceria com instituições conceituadas, de forma a preparar os participantes para atuar alinhados às últimas inovações e tendências de mercado.

Saiba mais:

https://www.creasp.org.br/capacita/

 

ATENDIMENTO

A reformulação na área de atendimento, iniciada com a contratação de uma empresa especializada em gestão de relacionamento, trouxe o apoio de mais 180 profissionais para o suporte e a ampliação dos canais de contato.

As altas notas obtidas nas pesquisas que avaliam a qualidade do relacionamento das instituições com seu público levaram o Conselho a atingir a zona de excelência no atendimento ao cliente.

Saiba mais: https://www.creasp.org.br/excelencia-no-atendimento-do-crea-sp/

 

CIDADES INTELIGENTES

A realização do Colégio de Inspetores em todas as regiões administrativas levou o tema Cidades Inteligentes para a mesa de debates dos profissionais do Sistema, oferecendo oficinas com a finalidade de produzir um diagnóstico para todo o Estado.

Dessa forma, os profissionais do Crea-SP assumiram o protagonismo na identificação dos principais desafios dos seus municípios, ajudando a fortalecer a fiscalização local.

Saiba mais: https://www.creasp.org.br/colegio-de-inspetores-incentiva-debate-sobre-cidades-inteligentes/

 

COMUNICAÇÃO

Com destacada presença em veículos de imprensa, campanhas publicitárias e ações de mídia, o Crea-SP abriu novas frentes de comunicação para dar mais visibilidade às atividades implementadas durante todo o ano, como o CREACastSP, que inseriu o Conselho no universo dos podcasts.

O retorno da Revista Crea-SP, agora em formato digital, trouxe um olhar diferenciado para o relacionamento com um público mais do que especial: as instituições de ensino que formam profissionais da área tecnológica.

Saiba mais: https://www.creasp.org.br/revista-crea-sao-paulo-chega-a-sua-2a-edicao/

 

DEFESA DAS PROFISSÕES

Uma atuação parlamentar sólida é fundamental para que as discussões que afetam as profissões do Sistema Confea/Crea tenham a participação dos seus principais interessados.

Buscando uma articulação eficiente que garanta a proteção das atribuições profissionais, o Crea-SP vem monitorando de perto os projetos de lei que têm impacto direto nas profissões da área tecnológica, fazendo com que, no centro desse acompanhamento legislativo, estejam sempre as aspirações daqueles que fazem a área tecnológica.

Saiba mais:

https://www.creasp.org.br/crea-sp-se-posiciona-em-defesa-da-atuacao-profissional-legitima/

https://www.creasp.org.br/governo-cumpre-acordo-com-sistema-confea-crea-e-preserva-salario-minimo-profissional-e-art/

https://www.creasp.org.br/designers-de-interiores-sao-incorporados-ao-crea-sp/

 

EQUIDADE DE GÊNERO

Com a realização do primeiro encontro anual do comitê Programa Mulher, o Crea-SP consolidou seu propósito de aumentar a participação feminina nos debates que envolvem o futuro do sistema profissional.

O comitê lançou uma cartilha orientativa com dicas para a implementação de políticas de igualdade de gênero nas entidades da área tecnológica, trazendo ainda um mapeamento sobre as profissões e a presença das mulheres no mercado de trabalho.

Saiba mais:

https://www.creasp.org.br/crea-sp-instala-comite-gestor-do-programa-mulher/

https://www.creasp.org.br/diversidade-de-genero-pauta-i-encontro-programa-mulher/

 

FISCALIZAÇÃO

A meta era chegar ao fim do ano com 200 mil ações de fiscalização consolidadas, mas esse objetivo já foi atingido meses antes, levando o Conselho a encerrar o ano com uma marca histórica que superou em cerca de 40% o recorde planejado.

A adoção do modelo de força-tarefa, com foco em atividades, regiões e períodos específicos, foi um dos fatores determinantes para alavancar os índices daquela que é a atividade-fim do Crea-SP.

Saiba mais: https://www.creasp.org.br/fiscalizacao/

 

PARCERIAS

Uma maneira de fazer mais e melhor: com o auxílio de outras instituições, o Crea-SP vem ampliando suas frentes de atuação e participando de decisões que impactam a qualidade de vida da população em diferentes níveis.

São exemplos dessas parcerias: o protocolo de intenções com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para capacitação profissional, o termo de cooperação técnica com a prefeitura de Mogi Guaçu para ações de fiscalização e capacitação, o apoio à prefeitura de Mogi Mirim para a instalação de um hub de inovação e as tratativas com a Federação Paulista de Futebol para fiscalização nos estádios e centros de treinamento.

Saiba mais:

https://www.creasp.org.br/crea-sp-discute-acoes-de-desenvolvimento-com-prefeitura-de-mogi-mirim/

https://www.creasp.org.br/crea-sp-firma-parceria-com-mcti-para-fomentar-areas-tecnologicas/

https://www.creasp.org.br/crea-sp-assina-termo-de-cooperacao-tecnica-com-prefeitura-de-mogi-guacu/

https://www.creasp.org.br/crea-sp-e-fpf-firmam-compromisso-por-cooperacao-tecnica/

 

REPRESENTATIVIDADE

Com uma gestão política eficiente, calcada na fundamentação técnica e na representação profissional, o Crea-SP vem garantindo espaço e ocupando seu próprio assento em diferentes órgãos consultivos, participando ativamente dos debates que envolvem as decisões de cunho técnico em âmbito municipal e estadual.

Para colocar esse trabalho em prática, entra em ação um trabalho conjunto com entidades de classe, uniões de associações e instituições de ensino, cujos membros integram o Plenário como conselheiros, bem como com inspetores, líderes em suas regiões em matéria de fiscalização do exercício profissional.

Saiba mais:

https://www.creasp.org.br/crea-sp-vence-eleicao-da-abnt/

https://www.creasp.org.br/crea-sp-participa-de-comissao-de-licitacao-de-linhas-da-cptm/

 

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Com a virada para a elaboração e a tramitação de processos de maneira 100% digital em dezembro, o Conselho concluiu a primeira etapa de um movimento que está promovendo a sua transformação digital.

Entregas como o novo portal de serviços, a carteira profissional digital, o CreaLab e os pagamentos via Pix são exemplos concretos de um processo contínuo que veio para ficar.

Saiba mais:

https://www.creasp.org.br/crealab/

https://www.creasp.org.br/crea-sp-lanca-carteira-profissional-digital/

https://www.creasp.org.br/governanca-administrativa/

https://www.creasp.org.br/crea-sp-entrega-mais-modernidade-e-seguranca-com-pagamento-via-pix/

 

Produzido pela Superintendência de Comunicação do Crea-SP

Texto: Jornalista Perácio de Melo – ECC/GCE/SUPCOM

Imagens: arquivo Crea-SP