fevereiro 18 2022 0Comment

Integrantes da Diretoria da AEAP e membros do setor público, estiveram em visita ao Parque Tecnológico (PqTec) de São José dos Campos.

No dia 18 de fevereiro de 2022, integrantes da Diretoria da AEAP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba) e membros do setor público (Prefeitura Municipal de Piracicaba e SEMAE) estiveram em visita ao Parque Tecnológico (PqTec) de São José dos Campos.

O referido parque é pioneiro no Estado de São Paulo, sendo o primeiro parque tecnológico criado em território paulista.

O PqTec foi criado pela Prefeitura de São José dos Campos e Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de ser protagonista no desenvolvimento da região e do país, sendo um grande articulador para a criação de novas tecnologias, novos produtos e novos processos.

O PqTec possui uma enorme infra estrutura, e dentro de seu núcleo há empresas residentes, startups, instituições de ensino e pesquisa, escritórios de negócios além de possuir laboratórios e espaço de coworking.

Os visitantes foram recebidos pelo Secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Sr. Alberto Marques Filho, que explicou o funcionamento e dinâmica do PqTec.
Na sequência, o prefeito de São José dos Campos, Sr. Felício Hamuth relatou aos presentes algumas ações de inovação que implantou em sua gestão, proporcionando mais qualidade de vida aos munícipes e fazendo melhor uso dos recursos públicos. Citou que São José dos Campos será o primeiro município brasileiro a ser certificado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) como Cidade Inteligente, de acordo com três normas internacionais NBR ISO (International Organization for Standardization). Apenas 79 cidades no mundo possuem essa certificação.
Finalizando a visita, conheceram o dia-a-dia de algumas empresas instaladas no PqTec. Também destaca-se dentro do PqTec o CSI (Centro de Segurança e Inteligência) que é um sistema de monitoramento inteligente realizado 24 horas por dia, captando imagens de toda a cidade, onde equipes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil, Secretaria de Mobilidade Urbana e Secretaria de Apoio Social ao Cidadão atuam em trabalho integrado com o objetivo de evitar a violência e reduzir os índices de criminalidade.