Foi fundada oficialmente no dia 1º de dezembro de 1964, numa reunião que contou com a participação de seis profissionais piracicabanos, dois engenheiros e quatro arquitetos.
Foram eles: Engenheiro Civil Alexandre Szomolanyi, Engenheiro Eletricista Josemil Mendes de Campos e os Arquitetos Edward Guidi, Israel Nobre Gil, Reinold Clark Alvarez e Walter Naime.
Outros profissionais foram também convidados a participar desta primeira reunião, tendo justificado sua ausência o engenheiro civil Cyro Barbosa Ferraz e o arquiteto João Chaddad. Estes dois também são considerados fundadores da AEAP, tendo participado da segunda reunião, realizada um mês e oito dias depois, no dia 9 de janeiro de 1965, quando foi apresentado e aprovado o Estatuto da AEAP.

A primeira diretoria da AEAP foi eleita e empossada no dia 10 de setembro de 1965, tendo como presidente o engenheiro civil Fausto Fonseca Filho e como vice-presidente o arquiteto Israel Nobre Gil.

A AEAP congrega atualmente mais de trezentos profissionais piracicabanos das mais diversas categorias da área tecnológica.
Até hoje a AEAP já foi presidida por vinte e três diretorias, eleitas por seus associados através de assembléias gerais, como determina seu estatuto.
A atual diretoria está assim constituída: Presidente: Eng.Civil Luis Chorilli Neto, Eng. Agronômo Alexandre Marques, Eng. Civil Nilson Ferraz De Arruda, Eng. Civil Cassio Mateus Cardoso Freire, Eng. Civil Antonio Dirceu Zampaulo, Eng. Civil Fabio Teruo Yuassa, Eng. Civil Laércio Penteado Gil Filho, Arquiteto e Urbanista Walter Naime, Eng. Civil Vilson Aparecido Siviero, Eng.ª Civil Maria Aparecida De Jesus Santillo, Eng. Civil Sergio De Andrade e Eng. Civil Carlos Alberto Coelho.

Nos seus 56 anos de existência, a AEAP tem registrado a prestação de uma enorme gama de serviços em prol da coletividade de Piracicaba. Pela história da associação passaram muitas decisões e discussões, sempre voltadas para o bem de nossa cidade.
A AEAP teve homologado o seu registro no CONFEA – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia em 30 de setembro de 1983, o que lhe permitiu a ter o direito de representação junto ao CREA-SP.

A nível local, a AEAP tem colaborado com entidades civis e órgãos públicos de Piracicaba, principalmente a Prefeitura e a Câmara Municipal, fornecendo subsídios técnicos e pareceres em questões de alta relevância. Possui também representação em diversos conselhos municipais em Piracicaba.
A AEAP é referência em fortalecimento de entidades de classe e valorização profissional no Estado de São Paulo, tendo o compromisso de realizar atividades e criar benefícios que valorizem a nossa classe tecnológica e que contribuam para o crescimento profissional.

A AEAP está em constante transformação, buscando novos desafios para defender e valorizar os interesses de seus associados .