Em sintonia com o seu momento atual de transformação, o Crea-SP deu início, em 8 de setembro, a um treinamento com a finalidade de desenvolver e aperfeiçoar as habilidades dos profissionais que ocupam posições de liderança nas equipes do Conselho.
Denominado trilha de líderes, o treinamento está sendo conduzido pelo gerente da área de Gestão de Pessoas, Eng. Mec. Ricardo Klein Schweder, e será realizado em seis turmas com a participação de todas as lideranças do Crea-SP, em um ambiente que estimula a experimentação e a criatividade.
Dessa forma, além de desenvolver as competências essenciais dos participantes, a trilha de capacitação também pretende torná-los aptos a administrar o processo de mudança nos grupos e obter bons resultados de suas equipes.
“Este é o início da construção de uma nova trilha, em que a gente vai elencar quais são as prioridades no desenvolvimento da liderança para trabalharmos a transformação de maneira conjunta”, informou Ricardo Klein.
A primeira turma reuniu gerentes e chefes de equipes das GREs 2 e 3, que abrangem as regiões administrativas de Campinas e Ribeirão Preto.
Participaram, em sentido horário na foto acima, Eng. Mec. e Eng. Seg. Trab. Araken Seror Mutran (GRE 3), Tecg. Edson Ricci do Carmo (UGI Campinas), Tecg. Gilmar Carlos da Silva (UGI Franca) e Eng. Mec. Juliano Dau de Resende (UGI Ribeirão Preto). E também, em sentido horário na foto abaixo, Eng. Comp. Luiz Gustavo Maion (UGI Jundiaí), Eng. Civ. Valdir Zarpelon Júnior (GRE 2), Eng. Quim. Tatiane da Cunha Marques Brioli (UGI Jundiaí) e Tec. Eletrotec. Marcelo Paes Maciel (UGI Americana).
Na abertura, o presidente do Crea-SP, Eng. Telecom. Vinicius Marchese Marinelli, ressaltou a importância de todos os líderes participarem do programa de desenvolvimento. “Esta iniciativa é um processo de formação de pessoas que estarão à frente de equipes de projetos, trazendo a ideia de uma estrutura moderna e conectada”, disse.
O Eng. Vinicius Marchese também lembrou que só é possível elevar o padrão de eficiência na gestão quando se cuida de pessoas, aproximando os colaboradores e evidenciando o trabalho em equipe.
Entre os apontamentos do que deve ser colocado em prática estão a mudança de hábitos diários para melhor definição do papel do líder, pois este deve prezar pela responsabilidade, proatividade e habilidade interpessoal de comunicação, além de colaboração, gestão de conflitos, trabalho em equipe, criatividade, pensamento crítico, visão analítica e empatia.
Durante a trilha, os gestores foram divididos em equipes e cada grupo recebeu 300 blocos de montar para realizar o desafio de construir uma casa em 30 minutos e responder à pergunta: Como conectar a atividade, gestão de mudança e introdução à metodologia ágil ao seu dia a dia?
Após a conclusão do desafio, os gestores foram avaliados e receberam os feedbacks da equipe de Gestão de Pessoas. A atividade colaborou para avaliar as chamadas soft skills, ou seja, habilidades individuais como responsabilidade, colaboração, criatividade, visão analítica, empatia e pensamento crítico durante a gestão de liderança.
Produzido pela Equipe de Comunicação Corporativa do Crea-SP
Reportagem: Jornalista Perácio de Melo – ECC/GCE
Colaboração: Estagiários Carolina Zacanini e Vinicius Sarcetta