dezembro 15 2021 0Comment

Empreender e inovar para mudar vidas

Não há uma fórmula pronta a se seguir quando o assunto é inovação. Cada realidade demanda uma solução específica e o desafio é, justamente, encontrar novos caminhos para a resolução de problemas. Um processo de aprendizado contínuo, que envolve tentativas, erros e acertos. Para contribuir com o debate sobre ações inovadoras e empreendedoras, especialistas de diversas áreas de atuação compartilharam suas experiências durante o XII Encontro Crea-SP Jovem, realizado no dia 04/12.

Em 2010, quando o movimento de startups ainda era incipiente no Brasil, o CEO do ONOVOLAB, Mkt. Anderson Criativo, percebeu o potencial do cenário e começou a idealizar um centro de inovação para reunir e cultivar relacionamentos com pessoas talentosas. Essa ideia se concretizou no ONOVOLAB, localizado em São Carlos, e que conta hoje com cerca de 10 mil startups em atuação. “Fazer inovação acaba sendo um processo coletivo e precisa ter pessoas que puxam, porque a ideia é só a fagulha da inovação”, observou.

A empresa de seguros do Banco do Brasil, a BB Seguridade, iniciou seu processo de inovação em 2020. A administradora, Juliana Medeiros, é a líder de inovação à frente dessa tarefa e, para essa empreitada, considera que o compartilhamento com startups possui um potencial de contribuição imenso. “As startups têm processos que são diferentes de uma corporação grande. Eu posso oferecer para startup soluções que vão acelerar o seu desenvolvimento, como base de clientes e expertise de mercado. A startup, por sua vez, pode me oferecer opções que eu considero imexíveis e mostrar que podemos tentar outros caminhos, sim”, disse.

Para demonstrar que é possível desenvolver soluções inovadoras no setor público, o mestre em engenharia de produção, Felipe Massami Maruyama, diretor do IdeiaGov e do Impact Hub, hubs de inovação do governo de São Paulo, abordou a missão de buscar soluções de mercado e da sociedade para desafios enfrentados pelo Estado. “São programas pioneiros para implementar soluções para desafios públicos. A atuação no setor público com inovação tem impacto na vida de milhões de pessoas”, explicou.

Aspectos do ecossistema de inovação

A vivência em comunidade é um ponto forte da inovação, avaliou a Adv. Bruna Boa Sorte, presidente do Instituto Inova, voltado à geração de negócios sustentáveis e inovadores. “Não somos seres isolados. Os ecossistemas não têm mais bandeira, não têm mais identidade de uma tribo somente. Outro aspecto quando falamos em inovação, é que são movimentos que partem de construção social. A tecnologia é uma ferramenta para solucionar dores sociais”, ressaltou.

Na mesma linha, o jornalista Leonardo Gmeiner, diretor do Founder Institute São Paulo, acelerador de startups, concordou que o processo de inovação deve encontrar um problema real e relevante. A partir da compreensão do problema é possível usar ferramentas para desenhar e validar uma solução, que será desenvolvida em partes.

Resolvendo dores sociais

Para sintetizar as explicações acerca da inovação e do empreendedorismo, o Eng. Matheus Cardoso, trouxe o exemplo bem-sucedido da sua empresa, a Moradigna, que reforma casas em condições insalubres na zona leste de São Paulo. Ao crescer no bairro Jardim Pantanal, o engenheiro civil enfrentou de perto as adversidades ao lado da sua mãe, com alagamentos constantes em sua casa.

Foi a partir dessa experiência e ao confrontar a realidade de desigualdade social na qual estava inserido, que Cardoso criou a Moradigna, que atende as famílias da região e oferece condições acessíveis de parcelamento para pagamento de reformas “express”, realizadas em até cinco dias.

Um dos diferenciais da empresa é apresentar aos pedreiros a história por trás das reformas, quem são as pessoas que moram naquele lugar e quais são as suas dores. Cardoso destacou que o envolvimento dos profissionais que fazem a reforma é fundamental para entender as necessidades das famílias.

Uma das histórias que o engenheiro dividiu foi sobre um colaborador que reinstalava, ao final de todos os dias da obra, o vaso sanitário na casa de uma família numerosa. “Ele tomou a iniciativa porque sabia que aquela família não poderia ficar sem o banheiro funcionando e isso vem dessa conexão que criamos com o projeto”, concluiu.

Para saber mais sobre o evento, acesse: https://www.creasp.org.br/encontro-crea-sp-jovem-fomenta-inovacao-e-empreendedorismo/ e https://www.creasp.org.br/projecoes-para-o-futuro-do-trabalho/

As palestras na íntegra estão disponíveis no canal do YouTube do Crea-SP.

 

Produzido pela CDI Comunicação