dezembro 20 2021 0Comment

Último Colégio de Inspetores do ano

Mais de 200 profissionais das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências da região de Santo André participaram do último Colégio de Inspetores do ano de 2021. Organizado pelo Crea-SP, o evento teve como foco o tema “Planejamento e Tecnologia – A chave para cidades mais inteligentes” e aconteceu nos dias 17 e 18 de dezembro.

Na noite de abertura, foram apresentados os números parciais de fiscalização do Crea-SP, com a presença de autoridades, como o prefeito de Santo André, Paulo Serra, e o presidente da Câmara Municipal, Pedrinho Botaro. O evento também contou com a presença do presidente do Confea, Eng. Joel Krüger.

Durante a solenidade, o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, exaltou a importância do encontro, que tem a finalidade de colher diagnósticos que possam gerar soluções efetivas, a fim de impactar positivamente a vida das pessoas. “Nós acreditamos muito no tema ‘cidades inteligentes’ para promover a transformação de que tanto falamos. A partir deste encontro, pretendemos gerar indicadores em todo o Estado, para que todos os municípios sejam mapeados e, assim, propor soluções e serviços para os cidadãos”, disse.

O prefeito Paulo Serra destacou o tema proposto, uma vez que a cidade desponta entre as mais inteligentes do Brasil. “Santo André está entre as 10 cidades mais inteligentes, segundo ranking do governo federal. Nós investimos muito em inovação e o Crea-SP pode nos trazer contribuições implementadas em outras cidades do Estado, e que não conhecemos. Essa sinergia contribuí para traçarmos este caminho”, relatou.

O presidente do Confea, Eng. Joel Krüger, aproveitou a oportunidade para anunciar o acordo firmado entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai no último dia 17, que permite que profissionais brasileiros formados em Engenharia, Agrimensura, Agronomia e Geologia possam atuar temporariamente nos demais países do Mercosul.

“Este acordo é significativo pela oportunidade de emprego para os profissionais, além da agilidade na tramitação de documentos, pois a entidade do país receptor irá reconhecer a formação, experiência, antecedentes e habilitações para o exercício profissional concedidas pela entidade de origem, com base no reconhecimento recíproco”, explicou o presidente do Confea.

Recorde em fiscalização

Os números parciais de fiscalização estiveram em destaque no Colégio de Inspetores. Até o último dia 17/12, mais de 269 mil ações fiscalizatórias foram efetivadas em todo o estado de São Paulo. O número fez com o que o Crea-SP ultrapassasse a meta de 200 mil para 2021.

Só na GRE 7 (Gerência Regional), contemplada por 17 cidades na região de Santo André, foram contabilizadas 15.238 ações fiscalizatórias. Desse total, 3.027 em Engenharia Civil, 2.223 em Engenharia Elétrica e 999 na Engenharia de Segurança do Trabalho.

A superintendente de fiscalização, Eng. Maria Edith dos Santos, comemorou o resultado e destacou que o Conselho só conseguiu chegar a este patamar com uso da tecnologia. “A partir de projetos que têm como objetivo modernizar todo o processo de fiscalização de forma prática e rápida, conseguimos fazer do Crea-SP um exemplo para todo o País”, destacou.

Cidades mais inteligentes

No segundo dia do encontro, inspetores locados nas 17 cidades da GRE 7 puderam aperfeiçoar os conhecimentos sobre o funcionamento inteligente das cidades, por meio de palestra e workshops interativos e digitais. Estas atividades tiveram como escopo a criação de projetos que trabalhem conforme a necessidade de cada município.

Ministradas pela doutora em Engenharia e Planejamento Urbano, Eng. Iara Negreiros, os exercícios estimularam o debate entre os profissionais. “A ideia é fazer com que haja um enfrentamento, para promover a melhoria contínua das cidades, a partir de técnicas internacionais, para tornar os municípios melhores, mais sustentáveis, mais resilientes e concentrados no cidadão”, disse.

Ao final das atividades, inspetores puderam compartilhar com outros participantes o que planejaram, conforme a proposta do treinamento. Pautas como saneamento básico, mobilidade urbana e iluminação foram as que mais se destacaram entre os profissionais.

O inspetor de Mairiporã, Eng. José Victorino, avaliou que o encontro é fundamental para que as entidades de classe possam se aproximar da gestão pública, a fim de promover benefícios à sociedade. Já a inspetora de Ribeirão Pires, Eng. Lane Santos, participou das dinâmicas do encontro e relatou que o momento é de extrema importância para que as cidades possam se comunicar. “O Colégio de Inspetores ajuda a comunicação da região, possibilitando que novas ideias possam ser colocadas em prática”, finalizou.