janeiro 03 2022 0Comment

Área Tecnológica na Mídia

03/01/2022: Atos normativos / Extração de gás / Drone terrestre/ Tendências / Gado de corte

O Ministério da Agricultura informou ter realizado o levantamento e a revisão de mais de 70 mil atos editados desde a criação do órgão, em 1860, informa o Broadcast. O propósito, diz em nota, é garantir mais transparência e facilitar o acesso do cidadão à legislação vigente. “A medida atende ao decreto nº 10.139, de 28 de novembro de 2019, que estabeleceu que os atos normativos inferiores a decretos serão revistos e consolidados, gradualmente, sob a forma de portarias, resoluções ou instruções normativas”.

 

Reportagem do Broadcast destaca que o governo federal deu 90 dias para que os ministérios de Minas e Energia (MME) e da Economia, em conjunto com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), publiquem edital para a qualificação de projetos visando à execução do projeto Poço Transparente, que deverá ser submetido a consulta pública. O projeto autoriza a aplicação da técnica de fraturamento hidráulico no país para produção de petróleo e gás natural em terra. O processo reduziu drasticamente o preço do gás nos EUA, mas é condenado por ambientalistas.

 

Uma startup do Rio de Janeiro desenvolveu um drone terrestre para entregas com investimento inicial de R$ 1,2 milhão, relata reportagem do site Pequenas Empresas Grandes Negócios. O robozinho realiza entregas para uma rede de supermercados em um condomínio da capital carioca. O equipamento se desloca a uma velocidade de 6 km/h, se locomove por meio de geolocalização e utiliza um sensor para desviar de obstáculos. Inicialmente tinha capacidade de carga de 8 kg, contudo ela foi ampliada para 35 kg. A nova versão do robô já fez 600 entregas. A rede de supermercados aluga o drone terrestre por R$ 6 mil mensais. A startup avalia que no futuro metade das entregas, a menos de 2 km, poderá ser feita por máquinas.

 

Inteligência Artificial (IA), aprendizado de máquina, computação na nuvem e 5G serão as tendências tecnológicas mais significativas em 2022, reporta o R7. Este é o resultado da pesquisa O Impacto da Tecnologia em 2022 e Além: um estudo Global do IEEE, do IEEE (Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos), que ouviu a opinião de 350 diretores de tecnologia, diretores de informação e diretores TI do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, China e Índia.

 

Embrapa ajuda produtores rurais a reduzir emissão de gás metano, aponta o Jornal Nacional. Pasto bem manejado e árvores retiram naturalmente gás carbônico da atmosfera. Dez por cento das fazendas de gado de corte no país já funcionam de forma autossustentável. Segundo o Observatório do Clima, o Brasil está entre os cinco maiores emissores de gases de efeito estufa do planeta. 71% da emissão de metano no país vem da pecuária.

 

Produção: CDI Comunicação Corporativa

Edição: Equipe de Comunicação Corporativa/GCE