outubro 22 2022 0Comment

Área Tecnológica na Mídia

21/10/2022: Blockchain para Eleições / Mulheres Rurais / Centro de IA / IA como Tradutor / Check-in em Hotéis

A startup brasileira NFTFY, especializada no fracionamento de NFTs, foi a vencedora de um hackathon promovido durante a última edição do Devcon. Para a competição, a empresa desenvolveu o Projeto ZK Vote, que utiliza a tecnologia blockchain para emitir uma espécie de título de eleitor digital e permitir que os eleitores votem por meio de uma plataforma descentralizada, explica o MoneyTimes. O sistema criado ainda permitiria a comprovação de votos sem especificar em quem cada um dos participantes votou.

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou um grupo de trabalho (GT) para apoiar a implementação do Observatório das Mulheres Rurais do Brasil. O projeto tem como objetivo incentivar e fortalecer a presença feminina nas atividades do agronegócio brasileiro. Composto por representantes, titulares e suplentes de secretarias e organizações relacionadas ao setor, o grupo terá como frente de atuação a estruturação de um banco de dados pertinentes à mulher rural, a assessoria de ações que tragam visibilidade para o tema e a orientação de medidas públicas que promovam avanços na equidade de gênero no segmento. A portaria que institui o grupo entra em vigor em 1º de novembro de 2022, afirma a Agência Brasil.

 

Representantes da USP, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da IBM se reuniram na quarta-feira (19) para comemorar os dois anos de funcionamento do Centro de Inteligência Artificial (C4AI). Instalado no prédio do InovaUSP, o C4AI desenvolve pesquisas de ponta relacionadas à inteligência artificial, informa o Jornal da USP. No C4AI, 139 pesquisadores desenvolvem estudos em temas como processamento automático da língua portuguesa com uso da inteligência artificial, previsão de condições oceânicas em áreas portuárias, segurança alimentar, aperfeiçoamento de diagnóstico e reabilitação de pessoas que sofreram AVC.

 

A Meta deu mais um passo rumo a um tradutor universal. A empresa desenvolveu um sistema de inteligência artificial capaz de converter uma língua ― principalmente falada ― em inglês, destaca o TecMasters. Ao lado do engenheiro de software Peng-Jen Chen, o CEO Mark Zuckerberg demonstrou a tecnologia em um vídeo compartilhado no Facebook na quinta-feira (20). Os dois conversam em inglês e hokkien, enquanto o sistema de IA da Meta traduz e reproduz o áudio de ambos. Falado por mais de 45 milhões de pessoas na China, Taiwan, Malásia, Cingapura e Filipinas, o hokkien é uma língua oral, sem um sistema escrito oficial e padrão.

 

O Serpro, empresa de tecnologia do governo federal, em parceria com o Ministério do Turismo, lançou na quinta-feira (20) o sistema Ficha Nacional de Registro de Hóspede, que agiliza o check-in na rede hoteleira. O preenchimento digitalizado e envio imediato desonera o setor privado e reduz o tempo de espera, informa o TI Inside. O hotel disponibiliza QR Code, o hóspede faz o login pelo Gov.br e insere as informações. Caso o hóspede esteja sem acesso ao celular, o hotel pode disponibilizar um dispositivo para que as informações sejam preenchidas diretamente no sistema.

 

20/10/2022: 5G no Brasil / Conectividade no Agronegócio / Usina Solar Flutuante / Aerogeradores ao Brasil / Startups

Três meses após a implementação do 5G na primeira cidade do Brasil, o país atingiu a marca de 209 municípios com legislação atualizada para a instalação da tecnologia de internet móvel, segundo os dados do Movimento Antene-se. Juntas, elas representam 3% das cidades brasileiras, englobando 32% da população, afirma a CNN. O levantamento ainda mostra que, entre as 27 capitais nacionais, apenas 17 contam com leis modernizadas para os pontos de transmissão. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) prevê que todo o país seja atendido pela tecnologia 5G até 2029.

 

Com o objetivo de aumentar a conectividade no agronegócio, a Embratel anunciou uma parceria entre o Campo Conectado – serviço da empresa voltado para o agro – e o Broto, ecossistema digital do Banco do Brasil. A ação disponibilizará cobertura móvel 5G, 4G, CAT-M e NB-IoT nas propriedades rurais a partir da instalação de antenas. Com isso, as companhias esperam facilitar o acesso e o uso de algumas das tecnologias mais modernas para o segmento, evidencia o Portal do Agronegócio.

 

As gaúchas Creral, cooperativa de energia, com sede em Erechim, e Mil Engenharia, com sede em Tapejara, estão construindo em Minas Gerais a maior usina solar flutuante do Brasil.  Ambas constituíram um consórcio para executar o empreendimento, localizado no município de Grão Mogol, que terá potência instalada de 1,2 MWp (megawatts pico), informa o Jornal Bom Dia. A usina terá 3.050 painéis fotovoltaicos monocristalino, apoiados em 7.600 flutuadores, numa área de 11 mil m², mais 14 inversores e 60 mil metros de cabos. A previsão é entrar em operação até o primeiro semestre de 2023.

 

A chinesa Goldwind tem negociações adiantadas para instalar uma fábrica de turbinas eólicas no Brasil, com previsão de iniciar as entregas em 2024, informa o Money Times. A planta atenderá o mercado brasileiro e poderá exportar equipamentos para países da América do Sul. A companhia está conversando com os governos do Ceará, Pernambuco e Bahia para instalação da fábrica. Segundo o gerente-geral Roberto Veiga, as máquinas produzidas no Brasil terão potência de 6 a 7,8 megawatts (MW) e uma tecnologia que torna os equipamentos mais leves.

 

Enquanto os fundos de venture capital reduzem os investimentos nas startups, grandes corporações apostam nas parcerias com as empresas para garantir mais inovação no ambiente interno. Entre julho de 2021 e junho deste ano, o número de companhias que contrataram startups cresceu 30% e o volume de relacionamentos declarados, mais de 60% (42.588), relata o Broadcast. Os negócios somaram R$ 2,7 bilhões no período, o que coloca o País no topo do modelo de ‘open innovation’ no mundo, segundo dados da 100 Open Startups.

 

19/10/2022: Auxiliar Monitoramento / Tinta / ‘Aço Verde’ / IA no Brasil

O uso de robôs é uma das ferramentas que possibilita o Monitoramento Integrado de Pragas e Doenças (MIP), uma vez que suas câmeras de alta resolução ajudam os agricultores no reconhecimento de espécies indesejadas. Além disso, atualmente esse tipo de ferramenta vem sendo adotada nas lavouras para auxiliar no planejamento de missões, principalmente nas áreas de difícil acesso, destaca reportagem do Canal Rural. Uma das fabricantes deste tipo de dispositivo, a Solinftec, explica que o robô utiliza sensores associados a um GPS de altíssima precisão (RTK) para coletar dados que são transmitidos para a ALICE AI, plataforma de inteligência artificial. A partir daí, o sistema elabora recomendações de manejo ao produtor com base na análise dos materiais, otimizando a criação de estratégias mais assertivas e personalizadas.

 

Uma tinta leve e ultrabranca, que pode refletir até 97,9% da energia solar, é a novidade da indústria para ajudar a resfriar o exterior de aviões, carros, trens e até naves espaciais. A tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Purdue University, dos EUA, pode ajudar a reduzir a dependência de condicionadores de ar, que consomem muita energia, emitem calor e contribuem para o aquecimento global, destaca o Tilt. O produto usa nitreto de boro hexagonal ― substância usada em lubrificante ― para dar uma tonalidade branca ofuscante. A substância dispersa a luz do sol para refletir até 97,9% dos raios solares.

 

A Boston Metal, startup apoiada pelo fundo de capital de risco de Bill Gates e pela Vale na busca pelo ‘aço verde’, vai estrear sua tecnologia no Brasil, informa Capital Reset. A empresa deve começar a operar em 2023 uma planta em São João Del Rey para reaproveitar rejeitos de mineração e extrair metais de alto valor agregado. Na siderurgia tradicional, o minério de ferro é aquecido a temperaturas altas nos altos-fornos, o que resulta em emissões elevadas de CO2. Em vez de combustíveis fósseis, a startup usa eletricidade como fonte energética. O principal subproduto dessa reação eletroquímica é oxigênio puro.

 

Um estudo do Google for Startups, em parceria com a Associação Brasileira de Startups e a Box1824, mostra os principais desafios do desenvolvimento da inteligência artificial no Brasil, destaca o Correio Braziliense. Segundo o diretor do Google For Startups para a América Latina, André Barrence, o Brasil é um campo aberto para o fomento da IA. “Cerca de US$ 2,4 bilhões investidos em tecnologia na América Latina foram direcionados para o Brasil em 2020”, diz. Um dos principais problemas é a falta de mão de obra qualificada: para 57% das empresas, o déficit é o que mais afeta o desenvolvimento da IA no país.

 

18/10/2022: Sistema de Rastreamento / Grafeno para Aviação / Vacina Contra Câncer / ‘Supercomputador’

A Azul Linhas Aéreas firmou um acordo para a implementação de uma solução de rastreamento em tempo real que otimizará o planejamento das operações. A tecnologia dispensa a necessidade de monitoramento constante dos voos devido à sua capacidade de rastreamento em tempo real. O sistema permitirá à companhia economizar 153 toneladas de combustível por ano, além de evitar cerca de 500 toneladas de emissões no período, destaca matéria da AeroMagazine. Além disso, a solução também possui um sistema de alerta antecipado que fornece avisos sobre possíveis problemas climáticos. 

 

Cientistas da Perm National Research Polytechnic University propuseram um método para impressão 3D de peças de grafeno para aviação, informou a agência de notícias russa TASS. Forte, flexível e leve, o grafeno é capaz de conduzir calor e eletricidade com eficiência e pode operar em altas tensões, destaca o Aeroin. Como parte das fuselagens e asas de aeronaves, o material pode ser eficaz para degelo. Os pesquisadores pretendem criar uma impressora 3D para imprimir produtos de grafeno. A tecnologia pode ser uma demanda também de empresas que produzem eletrônicos e equipamentos médicos.

 

Vacinas contra alguns tipos de câncer podem estar disponíveis até o fim da década, de acordo com os cientistas Ugur Sahin e Ozlem Tureci, cofundadores da BioNTech, o laboratório alemão que em parceria com a Pfizer criou um dos mais eficazes imunizantes contra a Covid-19, a vacina com base no RNA mensageiro. A mesma tecnologia vem sendo pesquisada para criar imunizantes contra alguns tipos de câncer, reporta o Correio Braziliense. Ozlem Tureci disse que a tecnologia do RNA mensageiro pode ser redirecionada para induzir o sistema imunológico a atacar células cancerosas. Perguntado quando uma vacina contra o câncer poderia chegar ao mercado, Ugur Sahin afirmou: “Antes de 2030”.

 

O Centro de Inteligência Artificial da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos vai receber um ‘supercomputador’ para pesquisas avançadas. O equipamento tem o mesmo desempenho do Supercomputador Santos Dumont, que integra o Laboratório Nacional de Computação Científica do Rio de Janeiro, informa A Cidade ON. Segundo o professor do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação, Fernando Osório, tem capacidade para realizar 5 quatrilhões de cálculos matemáticos por segundo. Osório explica que o supercomputador foi adquirido para processar dados de previsão do tempo, que são complexos.

 

17/10/2022: Videochamadas Hiper-Realistas / Pontos de Alagamento / Fertilizantes Importados / Startups de Saúde

O Google anunciou que o uso do Project Starline, uma espécie de cabine que permite fazer chamadas de vídeo hiper-realistas, aumentou a “atenção e a produtividade”. A cabine mede 2,13 m x 2,13 m, tem dez câmeras, sensores infravermelhos, microfones e alto-falantes, além de placas de vídeo que ajudam a processar as imagens em tempo real, relata o Tilt. As pessoas devem ficar sentadas para fazer uma chamada, na frente de uma tela de 65 polegadas que exibe imagens 3D sem necessidade de óculos. Esse arranjo de câmeras e sensores cria uma espécie de avatar 3D.

 

Estudantes de Engenharia da Computação da Universidade Federal de Pernambuco criaram um sistema que detecta alagamentos, monitora nível da água e envia dados pela internet, informa o G1. O protótipo é um sistema inteligente que mapeia os pontos de alagamento e informa, em tempo real, a altura que a água está na rua. Ele é feito de materiais como tubo de PVC, sensores de água e uma placa que envia os dados via rádio à internet.

 

Uma pesquisa desenvolvida pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) de Rondônia resultou em uma inovação que simplifica e agiliza a obtenção do biocarvão (biochar). A nova tecnologia reduz de três para uma a etapa de produção do biocarvão, uma vez que o processo de combustão já incorpora partículas do solo, diferentemente dos métodos convencionais, onde o carvão precisa ser ativado antes de se misturar ao solo. O estudo também registrou potencial de ganhos ambientais para o solo, a partir do uso do composto organomineral na aplicação de fertilizantes, informa o Canal do Boi.

 

Astrônomos do Instituto de Astrofísica e Ciências Espaciais detectaram a presença de bário no alto da atmosfera de dois exoplanetas, WASP-76b e WASP-121b. Por meio do Very Large Telescope, localizado no Chile, os cientistas confirmaram a presença do elemento na região, o mais pesado já descoberto na atmosfera de um exoplaneta, superando em duas vezes o peso do ferro, afirma a CNN. A descoberta pode sugerir que os gigantes gasosos ultraquentes possuem características ainda mais incomuns do que se suspeitava, já que a ação da gravidade deveria impedir esse tipo de flutuação, comentam os pesquisadores. 

 

Produção: CDI Comunicação Corporativa

Edição: Superintendência de Comunicação do Crea-SP