julho 04 2024 0Comment

2° Fórum de Arborização Urbana

2° Fórum de Arborização Urbana – Florestas Urbanas e Mudanças Climáticas

12 jul – 2024 • 14:00 > 12 jul – 2024 • 17:00

 

Evento presencial em CREA-SP, São Paulo – SP

Inscrições

R$ 0,00

Presencial

Grátis

Inscrições até 12/07/2024

0

On-line

Grátis

Inscrições até 12/07/2024

0

SELECIONE UMA INSCRIÇÃO

PUBLICIDADE

Descrição do evento

2° Fórum de Arborização Urbana – Florestas Urbanas e Mudanças Climáticas

Data: 12 de julho de 2024 – 14h às 17h – Presencial e On-line

 

Confira a Programação e os painéis de discussão:

 

Recepção: 13h30

Abertura: 14h

Painel 1: 14h15

Painel 2: 15h05

Painel 3: 15h55

Encerramento: 17h

 

  1. Cenário Atual das Florestas Urbanas e Mudanças Climáticas 

Aline A. Cavalari (mediadora)

Demóstenes Ferreira da Silva Filho

José Renato Nalini

Henrique Lima

  1. Os Desafios da Engenharia na Formação de Florestas Urbanas         

Evandra Bussolo Barbin (mediadora)

Pedro de Almeida Salles

Antônio José Figueiredo Moreira

  1. Arborização Urbana e Políticas Públicas   

Isabela Guardia (mediadora)

José Walter Figueiredo Silva

André Luiz Fernando Simas

 

 

Conheça os convidados:

Aline A. Cavalari – Docente da UNIFESP/Diadema, atua na área de Fisiologia Vegetal. Possui graduação em Biologia pela UNESP/Bauru com Mestrado e Doutorado em Biologia Vegetal pela UNICAMP. Especialista em análise de carboidratos solúveis e estruturais, tendo como principal experiência Carboidratos de Parede Celular Vegetal. Atua também na área de Arborização Urbana como coordenadora do curso de especialização na área, tenho sido classificada no prêmio excelência em pesquisa em 2022 pela Unifesp com artigos publicados na área de Arborização.

 

Demóstenes Ferreira da Silva Filho – Professor  Associado  do  Departamento  de Ciências  Florestais  da Escola Superior de Agricultura  Luis  de Queiroz Esalq  USP  Piracicaba. Laboratório de Silvicultura  Urbana

 

José Renato Nalini – Secretário Executivo de Mudanças Climáticas da Prefeitura de São Paulo. Foi Secretário de Estado da Educação e Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo. Atual Secretário e Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira de Educação. É Reitor da UniRegistral. Professor Universitário. Autor de dezenas de Livros: “Ética da Magistratura”, “A Rebelião da Toga”, “Ética Ambiental”, entre outros títulos. Conferencista.

 

Henrique Lima – Engenheiro Agrônomo, Especialista em Arborização Urbana e Segurança do Trabalho; Inspetor CREA/SP; Coordenador do Grupo de Trabalho de Paisagismo da AEASP; Secretário da ABETA; Escalador de Árvores via Acesso com Corda; Operador de Guindauto; Elaborador de Laudo para Podas e Supressões e Executor de Manejo de Árvores e Jardins.

           

Evandra Bussolo Barbin – Engenheira Florestal, formada pela ESALQ / USP

Sócia Proprietária e Fundadora da empresa Florescer Agroambiental, com sede no município de Limeira / SP, onde desenvolve projetos de arborização urbana, projetos de reflorestamento e demais atividades para licenciamento ambiental de obras e serviços de engenharia. Ex-Presidente da APAEF – Associação Paulista de Engenheiros Florestais por 2 mandatos, e Vice-Presidente por outros 2 mandatos. Atualmente, é conselheira no Crea-SP representando a APAEF, em seu quarto mandato. É representante de Plenário junto a CCEEF – Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal.

 

Pedro de Almeida Salles – Engenheiro Florestal, Especialista em Recuperação de Áreas Degradadas. Possui 8 anos de experiência atuando na Amazônia Legal, em processos de regularização ambiental, supressão de vegetação, plano de manejo florestal e fiscalização. Foi Gerente do Documento de Origem Florestal (TO) e facilitador da elaboração do Plano Estadual de Prevenção e Controle dos Desmatamentos (AC). Atuou como Gerente Executivo do SFB responsável pelo desenvolvimento do Sistema de Cadastro Ambiental Rural. Atualmente, é servidor do Ministério da Gestão e Inovação.

 

Antônio José Figueiredo Moreira – Professor, graduado em Eng. Florestal em 1979 na faculdade de ciências agrárias do Pará (FCAP), especialização em silvicultura tropical – FCAP, mestrado na Esalq-USP em Ciências Florestais, professor da Universidade Rederal Rural da Amazônia-UFRA (silvicultura urbana, sementes florestais, produção de mudas e incêndios florestais), foi diretor de projetos e produção de mudas na fundação parques e áreas verdes de Belém (Funverde).

 

Isabela Guardia – Engenheira Florestal e Mestra em Silvicultura Urbana pela ESALQ-USP. Arborista Certificada pela International Society of Arboriculture. Gerente na Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Mogi Mirim.

 

José Walter Figueiredo Silva – Engenheiro Agrônomo pela ESALQ. Pós graduação em Gestão de Cidades – FAAP,  Gestão Ambiental –   UFSCAR, Perito Ambiental – SENAC. Pós graduando em Fisiologia, Nutrição e Desenvolvimento de Plantas – ESALQ. Prof da Pós graduação da UNIFESP- Arborização Urbana. Desenvolveu e implantou o Programa Município VerdeAzul no Estado de São Paulo. Coautor do Caderno 21 Arborização Urbana- SMA. Prêmio Eng. Agrônomo Ambiental do Ano- AEASP e Prêmio Eng. Agrônomo do Ano em Ribeirão Preto- AEAARP. Palestrante relativo a Floresta Urbana, Gestão Ambiental, trabalha com Gravimetria de resíduos domésticos. Implantação de Coleta Seletiva, Cursos de Poda em Árvores Urbanas, Inventário Arbóreo e Plano de Arborização Urbana.

Atualmente trabalha como Coordenador do Ribeirão Floresta da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Ribeirão Preto- AEAARP.

 

André Luiz Fernando Simas – Biólogo, Doutorando e Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Especialista Ambiental da SEMIL desde 2009. Foi diretor da área de Resíduos Sólidos, e coordenou a elaboração do Plano de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo. Atualmente é Coordenador do Programa Município VerdeAzul.

 

Presencial: Coworking Crea-SP – Av. Angélica, 2364